quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A moça que é contra a revolução de Fernando Morais

Fernando Morais anda fazendo humor. O jornalista, que é conhecido como autor do livro “A Ilha”, uma obra muito favorável ao regime implantado por Fidel Castro em Cuba, disse que ajudar a blogueira Yoani Sánchez é ficar contra a “revolução”. Ele quer mesmo fazer a gente rir. Outra coisa que ele disse foi que "não pode ajudar uma moça que é contra a revolução".

Essa “revolução” de que fala o jornalista brasileiro deve ser bem fraquinha para se abalar com a viagem de uma blogueira ao Brasil. Yoany já recebeu o visto para entrar em nosso país, mas o governo cubano negou a autorização para que ela sair de Cuba.

Mas, de qualquer forma, é interessante ouvir da própria boca de Morais o que vários críticos de seu trabalho vem dizendo há muito tempo: desde a publicação de 'A Ilha" ele pratica um jornalismo parcial e submisso aos interesses da ditadura dinástica dos irmãos Castro.

A piada feita por Fernando Morais é ainda melhor se lembrarmos que nem a ditadura militar brasileira impediu que ele saísse do Brasil na década de 70 para ir a Cuba escrever seu livro. Morais só não pôde ir direto do Brasil para Cuba, pois as duas ditaduras não tinham relações. Mas viajou por outro caminho, viu o que julgou que devia ver e escreveu o livro para ser publicado no Brasil.

O livro foi publicado no Brasil em plena ditadura. E está aí até hoje, sendo editado livremente. Imaginem uma situação ao contrário, de um livro falando bem do golpe de 64 e sendo impresso e vendido em Cuba. Será que os irmãos Castro permitiriam?

Não, ninguém está aqui falando de ditaduras e ditabrandas. A comparação é só para expressar novamente meu estranhamento com gente que se dizia contra a ditadura que dominou o Brasil de 64 até a década de 80, mas hoje vive de braços dados com outras ditaduras.
......................
POR José Pires

....................
Imagem: A blogueira Yoani Sánchez é oprimida pela ditadura cubana, mas para alguns brasileiros o que ontem não era bom para o Brasil hoje é bom para Cuba.

Nenhum comentário: