sábado, 13 de julho de 2019

As doces trending topics da Paraty de Glenn Greenwald

Leio nas redes sociais notícia repassada entre a esquerda de que a hashtag “Parabéns Paraty” amanheceu neste sábado em primeiro lugar nos chamados trending topics. No dia anterior, Glenn Greenwald participou da Feira Literária de Paraty, a Flip. Só não é inusitada a presença do vazador de mensagens privadas de autoridades brasileiras em um evento ligado à literatura porque não é de agora que a Flip vem se tornando palco de exibição da pauta da esquerda brasileira.

A cultura em nosso país está tomada por esta partidarização à esquerda e agora já se sabe que a direita pretende fazer o mesmo. Isso põe em risco a cultura brasileira e por extensão a capacidade produtiva de todos os outros setores. A contaminação partidária acaba com a qualidade de qualquer evento. É o que ocorre com a Flip, que além de chata está cada vez mais irrelevante.

Como eu disse, nas redes sociais se diz que a hashtag “Parabéns Paraty” bombou no Twitter e isso é mesmo possível. Sei muito bem qual é o plano. Tentam ganhar a opinião pública, especialmente no exterior, para que se pense que o Brasil inteiro aclama a participação do dono do The Intercept, com o apoio à sua conversa de ativista partidário em uma festa que deveria ser literária e de debate sério da cultura.

Mas existem várias formas para destacar artificialmente um assunto no trending topics e para isso Greenwald deve estar bem assessorado. Afinal, quem recebe em mãos para publicação quase 1 milhão de mensagens de autoridades do Ministério Público, da Justiça e sabe-se lá de quem mais, deve ter por perto profissionais que conhecem os meios para colocar seu nome nas alturas na internet.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: