segunda-feira, 22 de julho de 2019

O café da manhã que é uma dor de cabeça para Bolsonaro

Uma polêmica criada por Carlos Bolsonaro acabou trazendo a informação de que o café da manhã semanal de Jair Bolsonaro com jornalistas foi uma ideia do porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros. Foi o próprio presidente quem deu a informação, ao ser perguntado neste domingo sobre críticas feitas ao porta-voz nas redes sociais, com seu filho Carlos como um dos autores de cacetadas.

No Twitter, o filho de Bolsonaro critica exatamente o café da manhã e insinua que isso seria uma maquinação contra seu pai. De fato, o café da manhã tem um efeito negativo para o governo, mas de qualquer forma é muito difícil que dê certo qualquer proposta de comunicação que exija de Bolsonaro um diálogo sensato. Ele não tem capacidade de expressão e chega a ser impressionante seu desconhecimento até de noções gerais de governo.

Bolsonaro também tem um temperamento explosivo que não contribui para o esclarecimento de qualquer assunto, muito menos para amenizar danos na imagem do governo por meio de uma boa explanação frente a um questionamento. Ao contrário, em conversas informais podem ser encaixados temas exatamente para extrair respostas irritadas, que servem para atrair leitores. Jornalistas sabem que ele rende polêmica e estoura por pouca coisa, uma forma de reação que por sinal turbinou sua carreira até ele virar um presidenciável de peso.

Claro que eu sei que acabo de traçar o perfil de alguém contra-indicado para ocupar com seriedade qualquer cargo executivo, mas, enfim, até por esta personalidade totalmente desconectada a um trabalho produtivo, brasileiros cometeram o erro colossal de eleger esse sujeito sem noção para presidente da República. Veremos até onde o país aguenta. Mas, ainda que a maior deficiência seja do próprio Bolsonaro, claro que nenhum de seus seguidores, muito menos seu filho Carluxo, aceitará esta avaliação crítica. É um padrão de comportamento familiar dos Bolsonaro pegar alguém como bode-expiatório quando algo não anda de acordo com o interesse do clã.

E todo bolsonarista acredita que Bolsonaro é um ás da comunicação, algo que conforme já falei várias vezes, é uma grande balela. Mas, de qualquer forma, parece-me de um amadorismo muito grave expor qualquer presidente da República a uma conversa aberta com jornalistas em um café da manhã, quatro vezes por mês. Convenhamos, por melhor que fosse o governo e independente da capacidade pessoal do presidente, sempre haveria temas delicados para tratar. Já seria trabalho demais se trouxessem só uma questão complicada por semana e o mais provável é que apareçam mais. E este café da manhã começou exatamente num período que seria melhor que Bolsonaro comesse sozinho seu pão com leite condensado.

Mas acontece que a decisão é sempre do presidente, então se o café da manhã está sendo feito é porque é do seu gosto. E nisso temos outra demonstração de seu despreparo, que no caso se junta ao deslumbramento com o poder. Transparece a vaidade com a atenção que se concentra na sua figura, com a imprensa destacando cada fala sua. E claro que ele não tem a mínima capacidade de compreensão de como se processa essa relação, do papel dos profissionais que trabalham com a informação e no dele próprio. De espírito personalista, antes de tomar posse ele já fazia confusão entre o crédito pessoal e o respeito coletivo à função de presidente da República. Como se costuma dizer, Bolsonaro está se achando. E Carluxo não teria como não acreditar também que seu pai é o máximo.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: