terça-feira, 9 de julho de 2019

Pegando cana pelo Instagram

Já faz bastante tempo que me impressiono com o vício que se tornou o uso do celular. O pessoal não larga o aparelhinho nem para fazer exercícios de caminhada. Já vi até ciclistas dando uma olhada na telinha enquanto a bicicleta rodava. E a falta de cuidado não é apenas com a segurança física. Não é de agora que se sabe que não existe a menor garantia de privacidade nas conversações e nas mensagens enviadas por qualquer das plataformas, no entanto aparecem o tempo todo casos de vazamentos que criam incríveis complicações, como ocorreu com as conversas vazadas pelo site The Intercept.

Quando apareceram as primeiras notícias sobre este caso, o que mais me surpreendeu é saber que profissionais que atuam exatamente em investigações policiais estivessem usando despreocupadamente seus celulares para conversar sobre temas delicados que envolvem um trabalho de graves implicações políticas. Parece português de anedota, com seu crachá de agente secreto pendurado no peito. Faz lembrar também uma piada que apareceu logo que este aparelho foi inventado, do Joaquim atendendo o celular e perguntando como é que foi — Ó, raios! — que a Maria o encontrou no motel.

A relação com este aparelhinho traiçoeiro é mesmo de viciado. E se a dependência leva ao descuido com a própria saúde, que dirá com a segurança. Outra história sensacional de descuido com a privacidade aconteceu nesta terça-feira. A notícia é do fim dessa tarde. A Polícia Federal prendeu um traficante procurado pela Interpol depois que sua mulher postou a localização deles em uma rede social. Veja na imagem divulgada pela PF.

Ronald Roland era citado em três operações da Política Federal e tem relação com as Farc, da Colômbia, e os cartéis mexicanos de Sinaloa e Los Zetas, conforme diz os relatório final de uma das operações policiais. E foi preso em um restaurante da Zona Leste, em São Paulo, depois da mulher postar no Instagram o local onde almoçavam. Até parece fake news, mas aconteceu de verdade. O bandidão foi pego por causa desse objeto viciante que não sai das mãos de ninguém.
.........................
POR José Pires

_________________________
Leia aqui a reportagem no G1

Nenhum comentário: