terça-feira, 20 de novembro de 2007

Chávez lá, Lula aqui
O ex-ministro da Defesa venezuelano Raúl Baduel continua alertando sobre a reforma constitucional que vai a referendo no dia 2 na Venezuela. Em entrevista publicada hoje no Jornal do Brasil ele diz que, se aprovada, a reforma de Chávez acaba com a democracia em seu país.

Segundo ele a reforma concentra poder de forma desmedida. Em um de seus pontos, por exemplo, a reforma criada por Chávez permite ao presidente eleger ou demitir governadores e prefeitos.

O poder conferido ao presidente pela reforma venezuelana explica em boa parte a admiração que a esquerda aboletada ao poder no Brasil tem para com a “democracia” de Chávez. Pois não foi Lula que andou reclamando da democracia que, segundo ele, atrapalha bastante o ato de governar? Não é à toa que Lula corre para defender Chávez até do bem dado cala-boca do rei da Espanha.

E a leniente oposição brasileira não se apercebe que o caminho venezuelano proposto por Chávez deve determinar os rumos do governo petista por aqui. Lula quer se manter no poder e o PT e a massa de militantes que aparelharam o Estado não podem sequer pensar em sair do governo, até porque isso acarretaria uma forte rebaixada em seus padrões de vida pessoal.

Mas, quanto ao plebiscito na Venezuela, Baduel também teme que as próximas manifestações populares se tornem “uma revolta sem controle”. Em sua fala, ele deixa entender que sente o cheiro de guerra civil no ar. Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: