quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Tucanos criam esboço de oposição
É difícil acreditar, mas aparentemente os tucanos acordaram. Ainda não é o caso de esperar que façam revoada oposicionista sobre o Planalto, mas o fato é que o partido produziu uma proposta de programa que ataca com relativa firmeza – para tucano é um porretaço – o governo Lula e até mesmo alerta para ameaças à democracia. O programa deve ser aprovado na convenção do PSDB que começa amanhã e vai até sexta-feira.

O documento fala também do aparelhamento do Estado feito pelo PT e até faz uma alusão velada ao projeto autoritário de Chávez. Aliás, tudo é insinuação no texto. Os tucanos conseguiram produzir 20 páginas sem nada apontar diretamente. São ambíguos até sobre a grande questão do partido, a privatização. Neste caso, é dito que “o PSDB não é privatista nem estatista”. Só não definem a porcetagem.

O feitio tucano também se mostra no caso em que alertam para o risco que corre nossa democracia caso Lula adote teses chavistas. Evidentemente não citam objetivamente o projeto político do falastrão venezuelano.

Segundo o que se diz, teria vindo de Fernando Henrique Cardoso a inclusão do trecho que ataca a tese do terceiro mandato, que vem animando lulistas e o próprio Lula. “Ambições futuras podem vir a golpear a democracia, como ocorre em países vizinhos onde o continuísmo de pseudo-salvadores da pátria desvirtua as regras da verdadeira representação e participação popular” diz o trecho.

Após o alerta, os tucanos garantem que “estarão atentos” para não deixar que isso aconteça, o que alivia ninguém. Dá vontade de perguntar onde estavam até agora.

Obviamente o documento tucano não lembra que foi o próprio PSDB que começou com esse negócio de reeleição, mas não se pode exigir auto-crítica de tucano. Quem quiser ler o documento tucano, pode clicar aqui. É bem escrito, pois nisso os tucanos sempre tiveram qualidade. São excelentes para fazer documentos do partido e até mesmo programas de governo – tanto o da primeira eleição de FHC são bem bons – mas o difícil depois é colocar em prática.

O esboço para oposicionista ficou pronto. Mas quem é que vai fazer a arte final? E também temos que lamentar que essa vocação oposicionista só tenha surgido agora, às vésperas de uma convenção do partido, com o risco de sempre da valentia ficar apenas nas letras de forma do documento.

A realidade logo mais deve comprovar o que eu digo. Não é difícil os tucanos fazerem essa cara de enfezadinhos com o programa deles nesta convenção e logo mais, bem daqui a pouco, aprovarem a CPMF do governo Lula.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: