sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Governo que cacareja e não bota ovo

Os marqueteiros gostam bastante de falar sobre a pata e a galinha quando estão de olho em conta publicitária de político, seja em campanha eleitoral ou já no poder quando as contas ficam mais polpudas.

É aquela história de que todos preferem o ovo de galinha ao de pata, mesmo este sendo maior,porque a galinha cacareja anunciando que botou, enquanto a pata fica caladinha. A moral da história publicitária é que galinha saberia trabalhar melhor o seu produto.

Essa história simplesinha é recurso muito usado para ganhar o político. Entra com facilidade na cachola de qualquer um. Em seu livro “Casos e Coisas”, o marqueteiro do Lula, pasmem, conta a tal história. E deve ter contado também para o seu chefe petista.

Mas Lula, como bom intuitivo que é, aperfeiçoou a história da galinha e da pata. Hoje, Lula cacareja até quando não bota ovo. E como o país parece anestesiado tanto na repulsa à corrupção quanto na denúncia e oposição à besteirada contínua que vem do governo, existe sempre a possibilidade do cacarejo sem ovo pegar. Lula e seus asseclas sabem muito bem disso. E usam e abusam do recurso.

Agora em meio à crise energética, revelada pela falta de gás natural, o governo veio com a conversa da descoberta de petróleo na Bacia de Santos. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ultrapassou os limites do exagero. Disse que “saimos de uma situação de um país que estava se tornando auto-suficiente para nos transformarmos em um país exportador”. Vamos para a OPEP? Então está bom.

A verdade é que já se sabia da possível existência dessa reserva há pelo menos dois anos. O jornalista Reinaldo Azevedo desencavou e citou em seu blog uma reportagem de setembro de 2005 publicada na Gazeta Mercantil (leia aqui) que trata do assunto.

Os técnicos da Petrobrás também são comedidos. Um de seus diretores, Guilherme Estrella diz que o tamanho da nova reserva ainda é uma hipótese.

A verdade é que a notícia da descoberta foi usada como um factóide pelo governo. Veio logo depois que o presidente Lula apareceu de olhos esbugalhados na televisão atacando os críticos da falta de gás no Rio de Janeiro.

O anúncio da descoberta em meio a uma crise de abastecimento de gás ajuda bastante o governo Lula e ao mesmo tempo cria o risco – que para mim é o que deve ocorrer – de que o governo ponha a bunda em cima do problema energético e fique até o ano que vem soltando foguete sobre uma descoberta que, caso seja viável, só mostrará resultado de fato em 2011.

Para um governo grosseiro como este temos que ser simplistas: estão contando com o ovo no cu da galinha. E, pior ainda, já estão cacarejando pelo mundo a posse desse ovo.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: