quarta-feira, 12 de março de 2008

Brasileiros em fuga

Deu um surto de patriotismo com as expulsões de brasileiros da Espanha. Aquela famosa frase de Samuel Johnson, “o patriotismo é o último refúgio dos canalhas”, só não cabe ao Brasil quanto ao tempo que ele usa. Aqui o patriotismo é o primeiro refúgio dos canalhas.

Mas não adianta a demagogia. A Espanha não vai pedir desculpas. O embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró Conde, teve uma reunião com a Comissão de Relações Exteriores do Senado e mostrou um documento sigiloso do Ministério do Interior da Espanha que piorou a barra dos brasileiros.

O número de brasileiros barrados em países da União Européia é desmoralizante. Na Espanha, 1.957 foram barrados em 2005. Em 2006 foram 1.370 e 1.469 em 2007. Em Portugal, foram 2.161 em 2005; 1.749 em 2006 e 980 em 2007.

Para um país que está tão arrumadinho como querem nos convencer os petistas, é gente demais querendo ir embora. Observem que os números são dos que foram barrados. Certamente é uma porcentagem menor, comparado aos que conseguiram permanecer em países europeus, de modo legal ou não.

É sabido que os patrioteiros não têm interesse algum em aprofundar qualquer questão, pois para eles bastam os minutos felizes sob as luzes da mídia. Mas seria interessante tirar o o foco das expulsões e dirigi-lo para o motivo de tantos brasileiros estarem fugindo da pátria amada idolatrada. Mas isso não vai acontecer. E salve, salve-se quem puder.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: