quarta-feira, 19 de março de 2008

Cadê os amigos de Paulo Henrique Amorim?

Escrevi lá embaixo sobre a agilidade dos blogs, um dos predicados mais interessantes desse meio. Pois tem também a independência, sem a qual a própria existência de qualquer blog deixa de ter sentido. A relativa precariedade entre um blog e os grandes portais e sites, deve ser compensada pela independência de opinião. Aliada à criatividade, isto é que faz a diferença favorável aos blogs.

Falo isso a propósito da demissão de Paulo Henrique Amorim do portal IG, um dos mais poderosos da internet brasileira, com interesses que envolvem negócios fabulosos, entre estes até as grandes transações na área da telefonia, como a compra da Brasil Telecom pela Oi.

O IG alega que dispensou Paulo Henrique Amorim, que fazia o blog Conversa Afiada, pela baixa audiência na internet, mas todos sabem que isso não é verdade. Ou pelo menos a verdade inteira. Amorim vinha fazendo um serviço de ataque e contra-ataque à oposição que até agora parecia de grande utilidade. Foi descartado. Uma justificatica simplória dessas não serve para encobrir os reais motivos do fechamento do blog.

Mas para uma análise sobre a independência dos blogs, fator essencial até para que eles existam, é muito útil um passeio nos blogs abrigados no portal IG para observar a repercussão da demissão de Amorim, um dos fatos mais importantes da internet brasileira nesta semana. Não há como ignorar o episódio. E eles, até o momento, ignoram.

Até mesmo Luís Nassif, que inclusive trocava citações com Amorim, um falando do outro, fez de conta que o assunto não é assim tão importante. Primeiro deixou a discussão por conta dos leitores no espaço dos comentários. Pressionado pela repercussão do fato, soltou uma nota pífia na noite de ontem citando a dispensa como se fosse algo casual e até agora não tocou mais no assunto.

Na nota de ontem, às oito da noite, dizia que não sabia o que havia acontecido. No entanto, o próprio Amorim já espalhara informações pela rede, inclusive de que havia sido demitido por fax. E Nassif foi dormir sem nada saber.

No Blog do Alon, o jornalista Alon Feuerwerker também está quietinho até agora. Os demais blogs do IG nem tocam no assunto, a não ser uma nota rápida ontem de Gustavo Petta, ex-dirigente da Une que por lá faz um blog. Mas Petta se faz de bobo, quando sabemos que um ex-dirigente estudantil de bobo nada tem.

Nem devia falar do blog de José Dirceu, também abrigado no IG, pois nesse não há resquício algum de credibilidade para discutirmos independência. Mas o fato é que o único Amorim de que ele falou até agora é Celso Amorim, o ministro.

O maior problema é com Mino Carta, que se fazia amicíssimo de Amorim. Era só elogios para o jornalista demitido. Trocavam informações e se fortaleciam mutuamente, principalmente nos ataques aos tucanos e a quem mais não agradasse aos dois. Mino Carta está mudo até agora. Como o blog que mantém no IG não depende apenas da sua velha Olivetti, não será por algum defeito que ele nada teclou até agora. Será que ele até agora não saiba que rolou a cabeça do velho amigo? Ou então é o assunto que não possibilita análise rápida e rigorosa como ele costuma fazer, por exemplo, com os tucanos. Mas esperemos. Quem sabe, passada a sesta do almoço, talvez à noitinha, Mino Carta venha dar sua abalizada opinião.
........................
POR José Pires

4 comentários:

Anônimo disse...

Mino Carta saiu do IG em solidariedade a PHA. É só acessar o blog que está lá a mensagem de despedida.

Anônimo disse...

Eu deveria me importar?

José Pires disse...

Juliana

Publiquei o texto às 12:58, já o de Mino Carta foi postado em seu blog no portal IG às 12:54, com uma diferença de menos de cinco minutos.

Mas já dei a notícia. De qualquer modo, obrigado pela informação.

Unknown disse...

Gente, q ridículo!!! Temos que no movimentar e saber o porquê, de verdade!!! Alguém tem alguma informação de bastidores? Não podemos ficar sem o Conversa Afiada!