terça-feira, 11 de março de 2008

Nossa imagem no exterior

Eu me espanto com a surpresa que anda causando por aqui a retenção e expulsão de brasileiros no exterior.

Imagine se você morasse na Europa e tivesse notícias do Brasil de longe, em pequenas notas nos jornais, num e noutro noticiário de televisão, enfim daquele modo que são vistos países como o nosso no exterior. Seriam chacinas, corrupção (o mensalão, promovido pelo PT e partidos aliados, foi de relativo destaque no exterior), desmatamento, favelas, enchentes, tragédias urbanas, sem falar no rescaldo histórico, da ditadura militar, governo Sarney e governo Collor. No meio disso tudo, carnaval e muita bunda de mulher nas praias. E tome violência. De vez em quando algum festival de cinema premia um filme nacional, como o Tropa de Elite ou Carandiru, para fortalecer a má impressão. Nada contra os filmes, falo apenas da realidade que eles, com razão, mostram.

Ainda lá na Europa, você fica sabendo que o governo deste país é alinhado com Chávez, simpatiza com as FARC colombianas e o presidente atual é amigão de longa data de Fidel Castro.

E para temperar o enredo, dando consistência ao conceito, de vez em quando você lê frases destacadas do Lula, esse besteirol diário que aturamos aqui. Só como exemplo, essa última dele mandando as ONGs plantar árvores na Europa antes de discutir o meio ambiente global, frase que saiu de sua cachola para justificar o imenso desmatamento das nossas florestas. Ou o besteirol que ele solta em suas viagens.

E então? Depois disso, o que você iria achar dos brasileiros?
.........................
POR José Pires

Um comentário:

Anônimo disse...

Ô, José Pires, tem que maneirar...
Não é porque o Brasil tá feio na fita que se deve tratar os brasileiros assim... Também há má-vontade da parte dos que recebem os brasileiros. Você trataria mal uma pessoa porque ela vem dos Estados Unidos ou do Cazaquistão? Acho que não, né?