segunda-feira, 31 de março de 2008

Pau na internet: todos são inocentes

A polêmica entre Reinaldo Azevedo e Luís Nassif, uma das coisas mais quentes no universo blogueiro da internet, já chegou a um nível de briga de bêbado. Ou melhor, um pouco abaixo.

E os dois lados se fazem de vítima. Tanto Azevedo quanto Nassif, coitados, são dois inocentes que sofrem muito com este debate. Debate? Vá lá...

Hoje Luís Nassif se queixa dos ataques em seu blog. Segundo ele, as ofensas teriam enveredado pelo “lado familiar”, até com insinuações de corno. O texto teria sido postado no domingo no blog que Azevedo mantém no site da revista Veja.

Como passei o final de semana trabalhando em algo que me tomou todo o tempo, tive que correr para aos arquivos para ver que negócio novo é esse de “corno” − as aspas são do Nassif.

Qual... O que tem no blog do Reinaldo Azevedo é um soneto de Bocage sobre o velho tema do marido corneado. Sobra cacetadas também, o que é natural, com alusões que certamente fazem o Nassif tomar como endereçadas ao seu cangote. Segundo ele, os ataques afetaram sua mulher. “Hoje de manhã minha mulher desabou, com labirintite e fortes crises de choro”, ele escreve no blog.

Ele lamenta a baixaria e depois passa a relatar que sabe de muita coisa sobre “atividades profissionais” da mulher − Nassif chama de “esposa” − de um diretor da Veja e que também conhece “inúmeros episódios catárticos” de Reinaldo Azevedo. Além disso, continua, recebeu e-mails até, e o até é meu, de parentes próximos daqueles que o agridem. E mais: diz que sabe sobre amantes, preferências sexuais e ataques de histeria.

E escreve isso: “Dispondo de tais informações, mais as demonstrações explícitas de desequilíbrio no Blog, seria facílimo traçar um perfil psicológico do personagem”. Ora, até uma criança − que poderia ser até da família de um dos dois "polemistas" − pode ver que é do blogueiro Reinaldo Azevedo que ele fala.

Então, até quem nada tem a ver com a briga, como nós, pode pensar que a coisa vai feder. Mas é uma preocupação tola. Nada disso vai acontecer, pois o Nassif tem um bom coração. Ao final ele diz que não usará essas informações. E por quê? Por causa do bom coração, repito. Vejam a explicação nas suas próprias palavras: “Teria o direito de fazer isso, agora que estou sendo alvo de tamanha baixaria? É evidente que não. Por que os atingidos seriam esposas e filhos que nada têm a ver com o desequilíbrio e a falta de escrúpulos dos pais”.

Dá até um alívio saber que ele não usará tudo aquilo contra o Reinaldo Azevedo, mesmo sendo vítima de covardes agressões que afligem até sua família. Longe de sermos da turma do deixa disso, mas é melhor assim, para o bem das esposas e filhos.

Entenderam direitinho a polêmica? Pois é: estes são o Luís Nassif e Reinaldo Azevedo. Eles não se merecem?
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: