quarta-feira, 5 de março de 2008

A esperada derrocada que não veio

Uma reportagem publicada anteontem pelo site do jornal O Globo (deve ter saído também no jornal impresso, mas não tenho o exemplar aqui para conferir) na véspera das prévias no Texas exemplifica bem a situação. Nesses dias, o jornal foi um dos veículos que profetizava a derrocada de Hillary Clinton. Falavam até de uma suposta “pressão” de altas personalidades do Partido Democrata para que Hillary desistisse, sem contudo apresentar sequer um nome de peso

A matéria, pautada nesse clima de derrocada para Hillary Clinton, trouxe uma entrevista com Karen Hughes, que apenas foi da equipe de George W. Bush. Era do Departamento de Estado, onde ajudava Bush a divulgar os “valores americanos”. (guardem bem isso, no final explico). Nem precisa dizer, mas é uma republicana de carteirinha. Mas a entrevistada elogiou até os militantes da candidatura de Obama. E obviamente menosprezou a capacidade política de Hillary que, na sua opinião, “não é nada popular no Texas”.

A afirmação mais contundente de Karen Hughes foi a de que “se o Texas for o termômetro das primárias, o destino de Hillary Clinton já está selado”. Como é sabido, ontem ela venceu no Texas e também em Ohio.

O jornalista de O Globo conta que colheu essas informações quentes de Karen Hughes “durante um típico almoço em Austin, capital do Texas, onde ela mora”. Ou seja, o jornalista foi almoçar na casa da ex-assessora que trabalhava para o Departamento de Estado. O Texas, não por acaso, foi também governado pelo chefe dela.

E, para terminar, no final da reportagem o jornal explica em letras pequenas que “o repórter viajou a convite do Departamento de Estado dos EUA”. Bem, pelo menos tiveram a honestidade de confessar.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: