segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fora do sentido

Dizem que o papel aceita tudo e isso é uma verdade. E depois do papel aceitar o texto, ainda é possível manipular seu conceito destacando este ou aquele trecho e às vezes mudando totalmente seu sentido real. É possível tirar de seu contexto um livro inteiro. É por isso que tem os que se matam pelo Alcorão e também pela Bíblia.

Muitas vezes basta isolar um pequeno trecho para se obter o resultado ...inverso do que seus autores pretendiam. Querem ver como é? Vamos lá. Leiam o texto abaixo:

“A burguesia, graças ao rápido aperfeiçoamento de todos os instrumentos de produção, pelos imensamente facilitados meios de comunicação, arrasta todas as nações, até as mais bárbaras, para a civilização.”

Quem foi que escreveu esta deslavada apologia da burguesia?

A) Adam Smith
B) Milton Friedman
C) Isso é coisa do Serra
D) Alguém da Veja, é claro
E) Um banqueiro neoliberal
F) Isso é coisa do Serra
G) É o Jota inventando coisas
H) Nenhuma das respostas acima

Pois o correto é a opção H: nenhuma das respostas acima.

O que está acima foi escrito por Friedrich Engels e Karl Marx e é um trecho do famoso “Manifesto comunista”. Viram como é fácil? Quando vierem com a conversa de que está havendo um ataque ao SUS, que vão privatizar a Petrobrás ou de que querem vender o Banco Central junto com a Amazônia para o Obama, lembre-se disso.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: