terça-feira, 22 de julho de 2014

A teoria-bomba de Jean Wyllys

Apesar de vir do notório produtor de besteiras que é o deputado Jean Wyllys, do Psol, a notícia parece coisa de site de humor: "Para Wyllys, avião da Malaysia pode ter sofrido ataque homofóbico". Tive então de conferir a veracidade disso. E é mesmo verdadeira essa teoria estranha de que a queda do avião na Ucrânia pode ter sido causada por puro preconceito. A notícia vem de um post da página do deputado no Facebook, onde ele finaliza um texto desse jeito: "Diante desses fatos - e sem querer estimular teorias da conspiração - questiono se o fato de haver especialistas em HIV/AIDS à bordo do avião terá sido uma mera coincidência ou pode apontar para uma outra explicação sobre o abatimento da aeronave numa região da fronteira entre dois países conservadores?".

O post já tem mais de mil compartilhamentos e também mais de mil comentários, um mais engraçado que o outro. Mas nada supera em humor as tentativas de Wyllys para escapar da cômica encrenca criada com a sua estapafúrdia teoria conspiratória. Como é que um avião com especialistas em HIV?AIDS vai se meter no espaço aéreo de "dois países conservadores", não é mesmo? Ainda bem que ele avisou que não quer "estimular teorias da conspiração".

E depois, procurando defender o que escreveu, o deputado passou a reagir inclusive com preconceito. Num de seus posts ele diz que a tentativa de "desqualificá-lo intelectualmente" vem "justamente de pessoas com maior dificuldade de se expressar por escrito". É um argumento contraditório para quem se faz de paladino do respeito à igualdade. Talvez o parlamentar só aceite questionamento de quem tem diploma universitário e um conhecimento perfeito da língua portuguesa.

Ele agora acumula besteiras para justificar a primeira que gerou a polêmica, mas a coisa é muito simples. Sua teoria boboca sobre o avião abatido na Ucrânia foi fruto da sua sede de aparecer e a necessidade ainda maior disso criada pela proximidade das eleições. Entrou pelo cano porque abusa do marketing desde que saiu do BBB para uma carreira política de tema único. Foi procurar fazer seu marketing usando um desastre aéreo que comove o mundo e virou piada. Um negócio desses até atiça a curiosidade de saber se o deputado não tem também uma boa teoria sobre o desaparecimento do outro avião da Malaysia.
........................
POR José Pires

___________________


Nenhum comentário: