segunda-feira, 7 de julho de 2014

O PT quer a taça só pra ele

O final da Copa do Mundo é no dia 13 de julho. Interessante o número do dia que escolheram para o jogo que vai definir o campeão, não é mesmo? Tive a minha atenção chamada para isso numa fala do ex-presidente Lula, em um daqueles discursos bem safados que ele costuma fazer. Foi na última quinta-feira, numa plenária do PT no Paraná. Depois de atacar bastante os que não fazem parte da claque governista, ele disse o seguinte: "Para a desgraça deles, o Brasil vai ser campeão do mundo no dia 13”. Ele estava falando de “pessimistas”, que é a definição que arrumaram para qualquer um que exerça o pensamento crítico neste país. É óbvio que isso é uma determinação do marketing da campanha para a reeleição de Dilma Roussef. A jogada é tachar a oposição de pessimista, rotulando de inimigo da pátria quem critica a incompetência e a roubalheira do governo do PT.

Eu acho até que Lula falou demais. No plano do marketing, que já começou na marotagem da definição junto com a Fifa de um dia com este número, é mais provável que o planejamento previa esperar o que vai dar neste dia 13 e só então colocar nas ruas o material de campanha ligando a vitória da Seleção Brasileira ao PT. Antecipar algo assim é expor-se a um risco. O problema é que Lula não se aguenta e mais uma vez deu com sua língua presa nos dentes.

Mas se acontecer mesmo do Brasil ser campeão — que vai depender mais do acaso do que de futebol — a maquinação sórdida poderá dar um resultado favorável não só à candidatura de Dilma, como também servirá para abafar as críticas ao governo, especialmente na questão da desorganização e o faturamento escandaloso de empreiteiras com as obras da Copa. Com o time brasileiro vitorioso ficará difícil apontar os problemas deste evento e seus custos financeiros enormes, que terão desdobramentos negativos futuros na nossa economia. Depois dessa Copa não será preciso correr atrás do prejuízo, ele que virá ao nosso encontro. No entanto, a algazarra popular de uma vitória da Seleção Brasileira impedirá que se fale de outra coisa que não seja futebol. E a manipulação dessa euforia pode durar muito tempo, chegando até bem perto da eleição.

Imaginem a escandalosa agitação que não fariam os petistas se num governo do PSDB a Copa do Mundo tivesse um momento muito forte relacionado ao número 45. Essa militância ridícula vê conspiração até em nome de novela. E azucrinaram para forçar o TSE a implicar com a TV Globo no aniversário de 45 anos da emissora. É claro que fariam um escarcéu com algo assim na Copa.

Pois Lula armou essa junto com a Fifa. A partida decisiva será exatamente no dia do número de seu partido. A festa petista da manipulação já deve estar toda pronta, com camisas da seleção com o número 13, cartazes, folhetos, encenações de rua e tantas outras agitações populares inventadas para serem filmadas e usadas na campanha eleitoral. Caso o Brasil seja campeão vão tentar caracterizar isso como obra do governo. O PT preparou uma engambelação política mais sórdida do que a feita pelo governo Médici, na ditadura militar. Mas falta algo neste plano e é aquilo lembrado pelo grande Garrincha, depois de uma preleção em que o técnico disse tudo o que eles iam fazer contra a Rússia, em 1958. Só que desta vez não tem que combinar com os russos. O PT precisa combinar com os alemães e depois com o outro time que estará na final.
........................
POR José Pires


___________________
Imagem- A candidata do PT, Dilma Rousseff, e Joseph Blatter, presidente da Fifa.

Nenhum comentário: