sábado, 5 de julho de 2014

Os profissionais da indignação seletiva

A revista Forum é uma das publicações que servem ao governo desde que o PT alcançou o poder. Neste número que está nas bancas é possível ver como funciona a indignação seletiva desses meios de comunicação governista para mascarar objetivos que tem mais a ver com propaganda política do que com jornalismo. Nesta edição, eles publicam uma matéria sobre a anunciada aposentadoria política do senador José Sarney que, como todos sabem, é aliado do governo do PT desde a campanha eleitoral de Lula de 2002. Sarney foi um dos políticos que mais ajudou Lula a vencer sua primeira eleição e também deu apoio na reeleição e depois na eleição de Dilma Rousseff, não sem garantir nesses 12 anos uma valiosa cota de cargos no governo, entre eles o precioso Ministério da Energia, que sempre foi dele.

A revista governista mostra nessa matéria sobre Sarney uma interessante variação da indignação seletiva, que não se restringe a atacar ou não um político. Nesta indignação controlada também existem graus que influem no contexto de uma denúncia. Dessa forma, eles até falam na matéria sobre o férreo controle político do clã Sarney há décadas no Maranhão. Citam inclusive a dinheirama que a Polícia Federal encontrou em março de 2002 em um escritório de Roseana Sarney e seu marido, Jorge Murad. Na época, descobriram R$ 1,3 milhão em notas de cinquenta reais, o que destruiu as pretensões presidenciais de Roseana, que estava à frente nas pesquisas eleitorais.

A matéria da Forum faz um retrospecto da carreira política de Sarney e seu imenso poder, que vem desde sua colaboração com a ditadura militar. É um político que sempre esteve escorado em algum governo e fazendo uso dos cofres públicos. Porém, a revista governista não traz a informação essencial sobre a sustentação deste poder, que é a estreita relação política do senador nesses últimos 12 anos com o governo do PT. Qualquer texto sobre a carreira política de José Sarney tem que ter como base a sustentação mútua entre ele e o PT, sem a qual provavelmente ele seria hoje um político do baixo clero e talvez tivesse até sido preso.

A ligação dele com o governo petista é ainda mais importante como informação numa matéria desta porque é preciso levar em conta que o ataque ao poder político de Sarney sempre foi um elemento essencial na pauta do PT antes da primeira eleição de Lula. A denúncia de oligarquias como a do cacique político maranhense teve um peso eleitoral no crescimento do PT, contribuindo afinal na vitória de Lula para presidente da República. Foi com este discurso que os petistas ganharam a confiança de uma ampla parcela do eleitorado que desejava ver o país livre do domínio nefasto desse tipo de político.

No entanto, na matéria da Forum não entrou a relação muito próxima — até fraterna — entre Lula e Sarney, com a poderosa participação de seu grupo político no governo do PT. É a demonstração prática da técnica da indignação seletiva, uma manipulação que até em matérias de denúncia exige uma seleção no conteúdo do texto, com o corte criterioso de qualquer fato que possa afetar o governo, mesmo que a informação eliminada seja essencial na compreensão histórica do assunto. Nesse tipo de jornalismo a submissão ao poder está sempre acima do respeito ao leitor.

........................
POR José Pires

Na internet costumam aparecer uns rastros estranhos. Fiz o texto acima sobre a matéria da revista governista Forum sobre o senador José Sarney, um material manipulado que evita qualquer menção à parceria dele com o governo do PT. É claro que o texto da Forum deve ter sido bastante discutido por altas esferas antes da publicação. Pois vejam o que notei no endereço da reportagem na internet. Está mais para um aviso do que identificação de matéria. Vejam na imagem e no link que publico novamente. O texto é este: http://www.revistaforum.com.br/digital/153/degringolada-imperio-sarney23-nao-editar-ainda/. Muito interessante este "nao-editar-ainda". É de suspeitar que a redação estava à espera da aprovação de alguém muito poderoso.


Nenhum comentário: