quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Bolsonaro falha na primeira grande tarefa internacional

Como se não bastasse o discurso mixo no Fórum Econômico Mundial, em Davos, o presidente Jair Bolsonaro ainda furou com jornalistas brasileiros e estrangeiros, ao cancelar uma entrevista coletiva, marcada para esta terça-feira. O vexame foi completo em Davos. Foi a primeira vez que um líder latino-americano falou no evento internacional e o resultado foi péssimo, ainda mais na situação de Bolsonaro, cercado de expectativas mundiais em razão de seu alinhamento à direita e a promessa de mudanças determinantes na economia brasileira.

O jornal O Estado de S. Paulo noticiou que o cancelamento aconteceu quando as plaquinhas com os nomes do presidente e dos ministros Paulo Guedes, Sergio Moro e Ernesto Araújo já estavam sobre a mesa destinada aos entrevistados, com os jornalistas à espera. Um assessor presidencial disse que Bolsonaro havia desistido da coletiva por causa “abordagem antiprofissional da imprensa”. E isso aconteceu depois do presidente ter feito um discurso mixuruca tendo toda a liberdade de expor suas idéias da forma que quisesse. O reforço na piada pronta é a pretensão em apontar o dedo para o comportamento profissional alheio, vinda de gente sem capacidade até de colocar para andar os processos básicos de um governo.

Para sua fala, já chamada de “discurso relâmpago”, Bolsonaro tinha o espaço de 45 minutos e usou apenas 5 minutos, expondo somente generalidades sobre seu projeto de governo. Chamou a atenção o nervosismo de quem está longe da garagem de casa. Destaca-se na fala o convite às autoridades presentes para que conheçam “nosso Pantanal”. O efeito foi decepcionante. Segundo o Estadão, entre os jornalistas em Davos ficou a impressão de que Bolsonaro “incapaz de se comportar como um chefe de governo, ou, em termos mais simples, como uma figura pública preparada para exercer esse papel”. Não acho que tenha sido diferente a opinião de autoridades e governantes presentes ao encontro. O novo presidente vem demonstrando nas mais variadas situações que não tem preparo e capacidade de liderança à altura do momento muito difícil que o mundo e o Brasil atravessam.
.........................
POR José Pires


___________________
Imagem- Bolsonaro à espera para falar nesta terça-feira, em Davos.
Foto de Christian Clavadetscher, Fórum Econômico Mundial

Nenhum comentário: