sexta-feira, 8 de maio de 2020

A crise do coronavírus de mal a pior

Seis estados brasileiros já vivem situação de colapso hospitalar. A superlotação atinge inclusive a rede particular. A informação é do presidente da Confederação Nacional de Saúde, Breno Monteiro, e foi publicada em O Globo, nesta sexta-feira.

Os estados praticamente em colapso são Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Maranhão e rio de Janeiro Quatro deles estão entre os cinco estados com maior número de mortes pela Covid-19, como Rio de Janeiro (1.205), Ceará (848), Pernambuco (803), Amazonas (751). O mais atingido é São Paulo, com 3.045 mortes.

O dirigente da Confederação Nacional de Saúde, disse que o impacto do Covid-19 foi sentido mesmo na rede privada, acostumada a trabalhar com um nível de ociosidade maior que o SUS. Segundo Monteiro, ter 90% de UTI ocupadas, com pacientes disputando leitos, já configura uma situação de colapso, ainda mais em meio à pandemia.

O presidente da confederação patronal é médico e mora em Belém, um dos lugares que mais sofre com o baque na estrutura de saúde. Ele conta que vive uma situação difícil em seu estado. “É muito triste ver as pessoas, ver conhecidos, implorando por leito, seja na rede pública ou privada”, ele diz.

O desastre provocado pela Covid-19 não tem limite de classe. O médico fala com palavras parecidas ao que a gente ouve em matérias jornalísticas de televisão, de parentes de vítimas lamentando com desespero a impossibilidade de fazer qualquer coisa para que as pessoas sejam salvas.

O desamparo atinge a todos. E do mesmo modo que era previsto que a situação chegaria a este nível desesperador, os prognósticos de especialistas também são muito ruins para os próximos dias.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: