sábado, 2 de maio de 2020

O Brasil na boca do amigão Trump

Donald Trump vem falando bastante do Brasil e para o azar de Jair Bolsonaro não são coisa boas que encaixam nosso país na pauta do presidente americano. Trump se diz preocupado com o avanço do coronavírus no Brasil. O presidente chegou a sugerir a suspensão de voos entre os dois países ao governador da Flórida, Ron De Santis. O governador recusou a proposta, evitando mais este desgaste para o Brasil.

Trump voltou ao assunto pelo menos outras duas vezes, numa delas apontando o número de casos de coronavírus por aqui, dizendo que é muito alto. “Se você olhar os gráficos, quase todos apontam para o alto”, ele disse.

Não dá para saber exatamente qual o objetivo de Trump ter pego o Brasil como exemplo de país altamente infectado. Claro que a situação do nosso país é muito difícil. Em números novos de casos apenas os Estados Unidos estão à frente dos números brasileiros, com o registro de mais de 5.000 casos confirmados de Covid-19, com mais de 400 mortes diárias.

Até o nosso evasivo ministro da Saúde, Nelson Teich, já disse que em poucos dias o número de mortes diárias poderá chegar a mil. Só alguém muito fanático pelo bolsonarismo vai negar que, de fato, vivemos dias muito difíceis. No entanto, qual governante iria querer que Donald Trump fique falando disso para o mundo o tempo todo?

Numa das entrevistas em que falou do enorme perigo do coronavírus no Brasil, Trump afirmou que “poderia ligar” para o presidente brasileiro neste fim de semana. Bem, caso ele dê mesmo um alô, mesmo se Bolsonaro não conseguir convencê-lo a parar com essa conversa, que pelo menos acabe com a nossa curiosidade de saber o motivo dele ficar ressaltando pelo mundo a imagem do Brasil como um país infectado.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: