segunda-feira, 18 de maio de 2020

Italo Marsili; Um ministro na exata medida da qualidade do governo Bolsonaro

Dizem que Jair Bolsonaro já tem um nome para o Ministério da Saúde. Italo Marsili está sendo cotado para suceder Nelson Teich, que pediu demissão antes de completar um mês no cargo. O sujeito é psiquiatra e tem o apoio de olavistas. Com o surgimento de seu nome como provável ministro, começaram a aparecer trechos de vídeos com suas opiniões, naquele nível de sarjeta que costuma ser o que sai da cabeça de bolsonaristas.

Assisti a trechos de um vídeo onde ele diz que o novo coronavírus “não é letal”. É a mesma conversa de Olavo de Carvalho, o que deve ter causado admiração em Bolsonaro, ainda mais que o jeito de falar do ministeriável é muito parecido ao do amalucado guru do presidente. Ele não só foi aluno de Olavo como morou um período com ele nos Estados Unidos.

A gravação é de 21 de abril, numa conversa do psiquiatra com integrantes do Brasil Paralelo, grupo que tem um nome perfeito: de fato, essa rapaziada vive num mundo paralelo. No bate papo, o provável novo ministro bolsonarista diz o seguinte sobre o Covid-19: “Que covardia é essa? Está falando de uma porra de um viruzinho”.

Claro que ele é contra o isolamento social, que na sua visão é uma conspiração que tem por detrás uma “agenda oculta muito clara” para “desestabilizar o Brasil”, chefiada por governadores e ministros do STF. Para ele, o STF é “vagabundo e ignorante”. Como reforço da sua teoria, ele diz que "para tirar o comandante eles vão abater o avião". Obviamente o "comandante" é Bolsonaro.

Marsili fala com voz exaltada, com aquela certeza absoluta própria dos fanáticos. Para ele, é covardia temer o vírus. Neste trecho que rola pela internet ele dá até o exemplo da morte acidental do apresentador Gugu para fundamentar sua teoria de que não é necessário haver prevenção contra a contaminação.

“Óbvio que as pessoas morrem. As pessoas morrem engasgadas numa noite de orgia, não sei se você sabe disso”, ele disse, afirmando ainda que as pessoas morrem batendo a cabeça, apontando então o apresentador: “O Gugu está aí e não deixa a gente mentir”.

Outra consideração sua sobre o tema é de causar inveja aos mais doidões entre esses pastores neopentecostais que faturam os tubos explorando a religiosidade popular. Ainda sobre os riscos do coronavírus, vejam a dica que ele dá: "Está tão preocupado assim que vai morrer? Faça um exame de consciência e deixe sua alma preparada para morrer".

Já está rolando uma indignação nas redes sociais, ainda mais que além dessas barbaridades ditas sobre a terrível crise do coronavírus, este endiabrado bolsonarista afirma também que o direito de voto para as mulheres fez mal para a qualidade da democracia. Bem, eu até entendo a revolta contra tantas idiotices, mas para ministro no governo de Jair Bolsonaro eu acho que Italo Marsili tem todos os predicados.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: