terça-feira, 26 de maio de 2020

O bolsonarismo e seu estranho amor pelo ex-ministro Nelson Teich

Um acontecimento surpreendente nos últimos dias foi o surgimento de um clima de exaltação ao ex-ministro Nelson Teich nas redes sociais entre os bolsonaristas, que repassam em grande animação trechos de vídeo em que o médico dá respostas atravessadas em uma entrevista concedida a um programa da Globo News.  Não é desse jeito que seguidores de Bolsonaro costumam tratar quem sai do governo, porém não acho que este tratamento diferente vá fazer bem a ele.

Como não podia deixar de ser, os bolsonaristas gostaram de momentos em que Teich é extremamente grosseiro nas respostas a questionamentos feitos por colegas e jornalistas. O médico que ficou menos de um mês como ministro da saúde no governo Bolsonaro tem dificuldade de compreender que está em destaque na pauta jornalística apenas porque esteve neste cargo.

Não tivemos tempo para conhecer a personalidade de Teich durante seus poucos dias como ministro, mas nesta entrevista à Globo News deu para notar como ele é chucro. Mas deixemos para lá este seu lado comportamental. Ele deve ter mesmo dificuldades sérias de compreensão de papéis sociais ou não firmaria uma parceria com Bolsonaro imaginando ser possível um trabalho de qualidade ao lado desse presidente.

Embora no geral tenha exposto opiniões equilibradas durante a participação no programa de entrevistas, o ex-ministro também deu o pior de si, que é exatamente o que vem sendo destacado pelo bolsonarismo, afinal é do pior que eles gostam.

O problema é que com isso ele deixou de firmar uma discordância profissional com as atitudes irresponsáveis e perigosas do presidente Bolsonaro, que encaminha o país para uma catástrofe sanitária.

A partir de algumas respostas grosseiras, Teich virou ídolo do momento do bolsonarismo nas redes sociais. E isso não é nada bom de constar no currículo qualquer um, muito menos de um médico.
.........................‌ ‌
POR‌ ‌José‌ ‌Pires‌

Nenhum comentário: