terça-feira, 9 de setembro de 2008

Carta Capital Petista

A revista Carta Capital, dirigida pelo jornalista Mino Carta, tem sido acusada de ter se tornado uma publicação chapa-branca, veiculando matérias do interesse do governo Lula e buscando amenizar os problemas éticos que assolam os petistas, em questões como o mensalão, por exemplo. Já em problemas que afetam adversários de Lula a revista de Mino Carta vai fundo. É extremamente crítica, buscando inclusive desencavar polêmicas antigas do governo de Fernando Henrique Cardoso. Outro político que não sai de seu foco que, neste caso parece um alvo de metralhadora, é o governador José Serra.

Mino Carta tem uma pinimba séria com Serra. Está todo o tempo buscando cutucar o governador paulista. Quando tinha um blog na internet, o editor de Carta Capital, estava sempre buscando atacá-lo.

Mas eu falava da fama de chapa-branca que a revista assumiu depois que Lula subiu ao poder. Mino Carta nega, é claro. Para ele o que sua revista tem é independência em relação aos interesses de uma elite nacional que, segundo diz, vem há muito tempo usando a imprensa para seus propósitos.

Carta Capital não é chapa-branca? Então o que a revista está fazendo no site do partido de Lula? Pois a revista do Mino Carta tem um link no site do diretório nacional dos petistas. Cá pra nós, se não fosse chapa-branca, o PT não a aceitaria em sua página.

Entrei no site do PT e lá encontrei um link de Carta Capital entre vários links que acessam áreas de interesse do partido. A revista está em destaque entre os outros links, que são do próprio partido e do governo Lula. É a única publicação de imprensa com um link, que endereça para uma página sua de assinaturas. Quem quiser ver, clique aqui. O link está no lado direito.

Isso é que é ser chapa-branca de carteirinha. E Carta Capital é governista com orgulho, com link no próprio partido do governo. Com diria o presidente Lula, nunca neste país... etc. e etc.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: