quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Olha a crise aí gente

O mundo treme com a crise nos mercados globais. A crise abala os Estados Unidos, já chega à Comunidade Européia, Japão e também atingiu a Rússia: as bolsas russas pararam e só retomarão negócios amanhã.

Não é preciso ser especialista em economia para saber que estamos vendo uma bolha que se esvazia. E a relativa estabilidade econômica do Brasil até agora, nste período Lula, é a facilidade dessa maré mansa. Bem, se até o Federal Reserve (o BC dos Estados Unidos) é obrigado a intervir, então é problema dos grandes. O furacão está aí.
A crise financeira fatalmente levará à crise econômica. Mas o Brasil está salvo. O ministro da Fazenda, Guido Mantega achou até com uma imagem grosseira para firmar uma suposta boa posição econômica do país, veio com aquela de o Brasil “não estar de quatro”.

De quatro? Está saindo ao Lula, o que é mau sinal. O especialista é que deve influenciar o leigo e não o contrário. Na vida, quando acontece do leigo predominar o que ocorre é contaminação. Isso é sempre ruim e em economia um pouco pior.

O leigo Lula em economia toca de ouvido. Como faz em tudo, aliás, e nesta área também desafina. Popularidade não acalma mercados. Lula garante que o Brasil está bem blindado contra a crise que já bate à porta. Até disse que quem tem que se preocupar com o problema é o Bush.

Então está bem. Sei que é pedir demais, pois áulico não pode ir além de seu papel que é o de juntar uma mão à outra nas palmas cotidianas, mas alguém devia dizer ao Lula que o Bolsa-Família não dá para todos os brasileiros.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: