terça-feira, 16 de setembro de 2008

Geraldo na cabeça


Geraldo, ou Alckmin, é a grande novidade desta eleição. Não pela candidatura em si, evidentemente, já que em política ele é arroz de festa, mas por uma mudança na imagem de uma categoria que sofre muito nas mãos de marqueteiro: a dos carecas.

Sabe-se lá baseados em que teoria ou pesquisa ou talvez até em alguma exclusiva filosofia obscura, mas o caso é que marqueteiro tem a mania de querer ocultar o cocuruto do candidato quando pegam para fazer a campanha eleitoral de político careca.

Eles sempre usam o artifício mais manjado: na televisão ou nas fotos dão um corte no topo da cabeça. Tem uns que exageram e cortam até bem próximo das sobrancelhas. Aí fica mais cômico. Em todo caso, o efeito é sempre o contrário. Chama ainda mais atenção de que o cara é careca.

Ciro Gomes é o exemplo mais conhecido de candidato que passou por esta, digamos assim, cirurgia marqueteira. Quando foi candidato a presidente da República, sua imagem aparecia sem a careca.

Não adiantou nada, todos sabem. Foi típico engano de marqueteiro, já que para Ciro Gomes ganhar uma eleição nacional só alguém cortando sua língua.

Mas agora vem Alckmin, ou Geraldo, para revolucionar a política brasileira, pelo menos nesta área. É novidade do novo marqueteiro do candidato tucano. O anterior, que começou a campanha, foi demitido há menos de duas semanas.

Agora Alckmin aparece com a cabeça inteira. O tucano careca saiu do armário e assumiu a falta de cabelo. E está em queda incessante. Nas pesquisas, não o cabelo. Há mais de um mês que não faz outra coisa senão despencar na disputa para a prefeitura de São Paulo, o que faz acreditar que ele não vai nem para o segundo turno.

Então isso só pode ser tática nova, uma bolação pra sua candidatura ir pras cabeças. E caso a novidade dê certo, com sua recuperação e ida para o segundo turno, veremos vingar um novo estilo de marketing: o do candidato que assume a careca. Se ele ganhar a eleição, então, aí é vai ser uma revolução: teremos político raspando a cabeça em ano de eleição.

Lá em cima, nas imagens, Alckmin escondendo a careca na campanha
presidencial. À direita, um novo Alckmin para o eleitorado, desta vez assumindo
a careca. As duas imagens são as oficiais, sem cortes deste blog.
.....................
POR José Pires

Nenhum comentário: