quinta-feira, 4 de setembro de 2008

No ataque

O tempestuoso panorama destroçou até o recente discurso do democrata Barack Obama, tratado como uma fala histórica, mas que agora fica para trás na comparação com o que disse a vice republicana.

Palin começou passando um sermão na imprensa. É óbvio que com a intenção de afastar a questão do futuro netinho, mas o caso é que parece ter funcionado.

A frase dirigida à imprensa é boa, principalmente levando em conta o desconforto histórico do eleitorado republicano com a notável influência dos veículos mais liberais sobre a opinião pública norte-americana. “Eu não sou membro do establishment político. E eu aprendi depressa, nestes dias, que, se você não é um membro da elite com boa reputação em Washington, então a mídia, só por isso, o considera um candidato despreparado. Mas aqui está uma novidade para repórteres e comentaristas: eu não vou para Washington para obter a sua aprovação. Eu vou para Washington para servir ao povo deste país”, disse Palin.

Para Obama também vieram umas porretadas eficientes, que tocam no ponto que interessa à campanha republicana: denunciar o suposto despreparo do candidato democrata e ressaltar as qualidades políticas e também militares de McCain.

E para cutucar a esplêndida ascenção política de Obama e até sua ótima recepção no plano internacional, Palin usou uma frase que parece ter saído da cabeça de um marqueiro: “Alguns políticos usam a mudança para promover suas carreiras. Outros, como John McCain, usam sua carreira para promover a mudança”.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: