terça-feira, 30 de setembro de 2008

Falatório

E Lula assinou o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Podia ficar só nisso, já que não é assunto de sua alçada, mas claro que ele tinha que dar pitaco.

Vamos ao que o Supremo Apedeuta isse: “Quero destacar o imprescindível resgate dos nossos laços substantivos com a África, em particular com a África de língua portuguesa, que para nós representa mais, muito mais do que uma prioridade geopolítica. Diz respeito à nossa alma, à nossa identidade como nação multiétnica e multicultural, ao próprio destino da civilização brasileira”.

Quem será que escreve essas coisas para o Lula ler? Os discursos nunca se atém ao fato. Sempre estão buscando significados pretensamente cultos, como esse de condicionar “o próprio destino da civilização brasileira” a um acordo irrelevante que elimina alguns acentos e traz de volta algumas letras que sequer saíram da nossa língua.

Será que Lula sabe do que se trata? Duvido. Ele é notoriamente ágrafo e, pior, ainda tem orgulho disso. Seria melhor certamente fazer uma verdadeira aproximação cultural de fato entre os países de língua portuguesa − especialmente com Portugal, que tem uma boa indústria editorial − do que mudar acentos, mas isso não é assunto que vá interessar a este governo.

A argumentação que colocaram na boca de Lula também pode nos levar a pensar em um acordo ortográfico com as comunidades indígenas. Esse negócio de "alma", exige um pouco de sangue índio. Claro, se o acordo diz respeito à “nossa identidade como nação multiétnica e multicultural”, temos que criar imediatamente uma relação direta da língua portuguesa com o idioma tupi. Além das outras línguas indígenas, claro.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: