terça-feira, 8 de abril de 2014

A tesoura petista


O jornalista Reinaldo Azevedo publicou hoje um vídeo em seu blog no site da revista Veja e em menos de uma hora o vídeo foi excluído do Youtube. O controle de mídia que os petistas querem é este. Tem a desqualificação do adversário, quando atacam qualquer revista, jornal, site, blog e até mesmo página de Facebook que não diga o que eles querem. E tem também a censura, como fizeram com a exclusão deste vídeo.


O vídeo mostra o então ministro Alexandre Padilha pedindo votos ao deputado André Vargas (PT-PR). Foi no ministério da Saúde, comandado na época por Padilha, que havia um contrato de R$ 150 milhões com um laboratório, o Labogen, uma empresa de fachada que tinha por detrás o doleiro Alberto Youssef, que hoje está preso. Uma parte do contrato (R$ 31 milhões) já havia sido assinada pelo ministro Padilha, quando estourou o escândalo, com a revelação pela PF da amizade do prestigiado deputado petista com o doleiro. Gravações da PF mostram Vargas falando sobre este negócio com Youssef.


O vídeo deve reaparecer. Sempre tem alguém que o republicou em outro site. Mas esta é uma mostra do controle de mídia dos petistas. E este controle tem se alastrado pelo Brasil afora também por outros meios. São os empregos em assessorias de sindicatos e outras instituições controladas pelo partido e também os ganhos que aparecem nas campanhas eleitorais, quando jornalistas são contratados para este trabalho esporádico. Dessa forma, vão se calando os jornalistas, por conivência ou temor de perder estas formas de amenizar a péssima situação da profissão em todo o interior do país. E claro que tem também a pressão sobre as redações quando o PT assume prefeituras.


Em parte, foi este silêncio vergonhoso que permitiu a próspera carreira de André Vargas. O petista é amigo há vinte anos de um doleiro que já esteve metido em outros escândalos e em Londrina nunca se publicou nada sobre isso. Mas aí então deve-se perguntar: mas os sindicatos de jornalistas nada fazem? Ora, esses sindicatos estão junto com o partido, atuantes na luta por um controle de mídia.
.....................
Por José Pires

Nenhum comentário: