quarta-feira, 16 de abril de 2014

Mais um recorde inglório

O que acontece com o Brasil, que acumula tantos recordes mundiais negativos? Agora é na morte de ambientalistas, com o nosso país responsável pela metade do número de assassinatos de defensores do meio ambiente no mundo. De 908 casos documentados pela ONG Global Witness, entre 2002 e 2013, no Brasil aconteceram 448. O relatório foi apresentado ontem e abrange 35 países.

E a situação deve ser ainda mais grave do que a apresentada pelo estudo. Conforme diz a própria ONG, é muito difícil a coleta desse tipo de dado. O número de assassinatos no Brasil revela a inoperância do governo em uma área essencial nos tempos em que estamos vivendo. Mostra também a dificuldade da ocupação da terra pelas vias legais e a ausência do Estado na organização e defesa do território nacional. Tantos mortos assim mostram que a batalha pelo meio ambiente pode estar sendo vencida pelos destruidores da natureza.

E isso ocorre exatamente no país em que foi morto Chico Mendes, em dezembro de 1988, um símbolo internacional da violência sobre os defensores do meio ambiente. A continuidade e a progressão de mortes é ainda mais grave em razão do PT ter na sua origem também a luta ecológica. E a reação à morte do líder seringueiro no Acre serviu também de impulso para a escalada do partido rumo ao poder.

No entanto, a violência contra ativistas do meio ambiente e as populações mais pobres que vivem próximas das grande matas do país só aumentou nesses 12 anos de governo do PT, um período no qual o país não se preparou para dias muitos ruins que virão pela frente em um mundo cada vez mais carente de recursos naturais. E está ficando cada vez mais tarde para isso,. Estamos num ponto que logo não haverá mais tempo para enfrentar problemas que podem exigir passos que deixamos de dar lá atrás. E enquanto isso o poder sobre a nossa natureza vai sendo decidido pela força.
.....................
Por José Pires

___________________
Link: Brasil é responsável por metade das mortes de ambientalistas

Nenhum comentário: