segunda-feira, 28 de abril de 2014

O herói dos blogs governistas

Os blogueiros governistas vivem apontando o dedo sujo para mostrar serviço ao governo do PT com os ataques à oposição ou a qualquer um que pense diferente do esquema do momento. Pois então nada mais justo que lembremos aqui o tratamento de herói que deram ao deputado André Vargas, que até na semana passada era um maiorial do PT, de onde praticamente foi expulso. O ex-presidente Lula usou uma entrevista com os próprios blogueiros governistas (que chamam a si mesmos de “blogueiros sujos”) para dar um chega pra lá em Vargas. Os blogueiros ficaram caladinhos e seguiram a ordem do chefe.

Porém, o deputado André Vargas era tratado como um herói petista um mês antes da descoberta da imprensa sobre sua viagem de R$ 100 mil reais paga pelo doleiro e das revelações feitas pela Polícia Federal, que acusa o deputado de ser parceiro de negócios com o doleiro. Primeiro, Vargas era amado porque defendia que o governo desse mais dinheiro aos blogueiros e aos sites que estão fechados com o projeto de poder do PT. O então vice-presidente da Câmara também queria limitar a publicidade em órgãos de imprensa que fazem jornalismo e não o papel de serviçais do poder.

E para reforçar esta tocante afeição dos autointitulados blogueiros sujos, Vargas ainda repetiu na Câmara o gesto do punho pra cima que virou marca de mensaleiro indo pro xilindró. A manifestação foi para ofender Joaquim Barbosa, que era convidado da Câmara na condição de presidente do STF. Além de grosseira, a atitude do deputado ia contra até o interesse do governo neste situação. O Planalto queria abafar o caso dos mensaleiros e Vargas trouxe o fato de novo ao primeiro plano e da pior forma. Mas não se deve esperar de blogueiros sujos alguma capacidade de análise. O comportamento é de manada bruta.

Então, para satisfazer a pauta de ataques a Joaquim Barbosa esses blogs fizeram de Vargas um herói. Acontece que euforia não durou um mês. Já nos primeiros dias de abril surgiu o escândalo da viagem paga pelo doleiro e as descobertas da Polícia Federal. E então como recordação dessa glória fugaz ficaram textos como os do blogueiro governista Pedro Rovai, que afirmava na chamada de seu blog: “André Vargas provoca Joaquim Barbosa e honra Legislativo”.

Esta forma bajulatória foi a linha de todos, mas Rovai é um exemplo destacado porque é um líder dos blogs a serviço do poder. Ele é editor da revista Fórum, publicação governista desde o primeiro mandato de Lula. No texto ele aproveita para falar mal da ex-ministra da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência), Helena Chagas, demitida do governo em parte porque não queria dar mais dinheiro aos blogueiros. Já para Vargas é só elogios. Vamos a um trecho, onde ele diz como vê o gesto do então poderoso petista: “Prefiro entendê-lo como um afirmação do poder Legislativo. Algo como, aqui, Joaquim Barbosa, como todos os seus problemas, é a casa da pluralidade democrática. Se não gostou, fique à vontade, a porta de saída é serventia da Casa.”

Isso dá uma mostra do estilo desses blogueiros — que é sempre assim, na base da porrada — e também da asquerosa subserviência a quem está no poder. Agora que Vargas caiu em desgraça todos eles abandonaram seu herói.
.....................
Por José Pires

___________________
Publico o link aqui. Quando for dar uma olhada no blog, repare nos patrocinadores: http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/02/03/andre-vargas-provoca-joaquim-barbosa-e-honra-legislativo/

Nenhum comentário: