terça-feira, 8 de abril de 2014

Querendo discussão

Quem gosta de polêmica vazia não aquieta mesmo depois de ter sido feito de idiota, como aconteceu com a pesquisa do Ipea sobre o estupro. Ainda tem uma insistência num debate sobre estupro baseado nos números que agora o Ipea diz que estão corretos. Aí não dá, não é mesmo? Não tem errata que salve esta pesquisa. Até pelo tamanho da polêmica levantada pelos absurdos números anteriores a própria credibilidade do Ipea foi pro saco. Depois dessa, pesquisa e estudo do Ipea já vem com a piada pronta do estupro. O órgão de governo existe para um apoio técnico, o que ficou impossível depois de transformado pelos petistas numa fabriqueta de factóides.

Este Ipea que aí está foi feito de encomenda para o interesse do governo do PT, que nunca é o do estudo sério e o debate aprofundado e honesto sobre os problemas brasileiros. Já disse aqui que o economista Márcio Pochmann fez o serviço de eliminar o foco técnico do órgão e transformá-lo em mais um tentáculo da propaganda petista. Pochmann fez isso e depois saiu do instituto para ser candidato a prefeito de Campinas, na eleição passada. Mostrou que não é sério e felizmente não foi eleito. Governantes que não descem do palanque para administrar acabam contaminando tudo com o clima eleitoreiro permanente. Foi daí que veio esta pesquisa maliciosa que virou um tiro no próprio pé.

Na divulgação da pesquisa o Ipea inverteu os números sobre a pergunta “mulheres que mostram o corpo merecem ser atacadas”. Acontece que pesquisa era um tremendo equívoco em todo o seu conjunto. Entre as perguntas, que permitem como resposta apenas sim ou não, havia até esta aqui: “Em briga de marido e mulher não se mete a colher?”. Parece coisa de site de internet, que costumam trazer esse tipo de besteira. O recurso não tem sustentação técnica alguma (nem jornalística), mas é sempre chamado de “pesquisa”. Isso vem criando uma confusão na internet entre o que é de fato uma pesquisa e essas perguntinhas tolas e capciosas.

Mas não se espera que um órgão de governo venha com conversa de site de fofoca. Quem é que pode em sã consciência achar que uma mulher “merece” ser violentada? Mesmo os percentuais agora invertidos para menos não permitem uma avaliação séria sobre as terríveis consequências de um estupro e suas causas. É uma resposta apressada, sem validade para estudo. Não dá para tirar uma conclusão produtiva de algo feito assim, mas o objetivo não era mesmo o de esclarecer. Esta foi só mais uma das táticas diversionistas deste governo. Eles estão sempre tentando desviar a atenção dos reais problemas. Mas no final, de forma inversa ao pretendido, o Ipea fez um grande serviço. Esta pesquisa fajuta comprovou de uma vez por todas que os petistas transformaram um órgão técnico numa máquina picareta de propaganda.
.....................
Por José Pires

Nenhum comentário: