sábado, 12 de abril de 2014

Os narizes da senadora

A mentira geralmente é associada ao nariz do Pinóquio. Pois foi também numa mentira que apareceu agora o nariz da senadora petista Gleisi Hoffmann, que de tão arrebitado vinha sendo motivo de controvérsias desde que ela botou a cara na política nacional. Muitos diziam que o efeito era de bisturi, ela garantia que não. Olhando bem, dá mesmo a impressão de algo construído por cirurgia plástica. Mas nunca me preocupei com isso. Pagando de seu próprio bolso, que a espevitada senadora faça o que quiser de de seu nariz.

O problema são as afirmações dela de que nunca fez plástica. Aí o assunto virou uma questão de palavra. Em agosto de 2011, quando era poderosa chefe da Casa Civil, foi irritada sua resposta sobre isso para a Folha de S. Paulo. "Nunca fiz plástica e não aguento mais ficarem me perguntando", ela disse. Mas agora apareceu na internet um vídeo mostrando que na sua juventude o nariz não era arrebitado.

Bem, não custa repetir que a minha opinião é que cada um deve cuidar de seu nariz como quiser. Porém, tendo uma vida pública não existe impedimento algum de que as pessoas tenham esta curiosidade. E qual é o problema de uma cirurgia plástica? Não havia a necessidade de mentir. Foi com isso que a senadora fez de seu nariz um problema.

Agora trouxeram a prova com o nariz original. Numa acareação de narizes fica claro que o de agora é diferente do antigo. O vídeo que descobriram é com Gleisi Hoffmann falando como presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Curitiba (UMESC). A gravação é das eleições de 1985, com o apoio da entidade a Roberto Requião para prefeito de Curitiba.

Nessa época, Gleisi Hoffmann estava no Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, que até hoje aparelha entidades do movimento secundarista. Gleisi era um dos militantes profissionais que o PCdoB põe na direção dessas entidades. Desde então a senadora não tem feito outra coisa na vida que não seja política. Mudou para o PT e foi pulando de cargo nomeado em cargo nomeado até se eleger em 2010 direto ao Senado, respaldada pela força do grupo político comandado no Paraná por seu marido, o ministro Paulo Bernardo, um dos chefões do PT nacional.

Gleisi Hoffmann já tem problemas de sobra na sua candidatura ao governo do Paraná. Aconteceu a prisão por estupro de menores do assessor especial que ela nomeou quando foi chefe da Casa Civil do governo Dilma. E teve também as denúncias que envolvem seu parceiro político, o deputado André Vargas, que sempre foi tão de sua confiança que até agora era um dos chefes mais fortes da sua candidatura. E agora aparece essa história de nariz. E pior ainda, um nariz de Pinóquio.
.....................
Por José Pires

___________________

Imagem - Gleisi Hoffman numa foto atual e como era antigamente, quando militava no PCdoB e tinha um nariz diferente.


Nenhum comentário: