terça-feira, 8 de abril de 2014

Desprezando as amizades

Ah, as amizades que se vão na desgraça política. Nesta terça-feira o ex-presidente Lula deu um chega pra lá no deputado André Vargas. Foi em entrevista a um grupo de blogueiros governistas, dos autodenominados “blogs sujos” que fazem um serviço de ataques à oposição e defesa dos interesse do governo do PT. Na entrevista, Lula disse que Vargas precisa se explicar para que o “PT não pague o pato”. É claro que ele não está com nenhuma preocupação ética, o que seria extraordinário na sua conduta. Faz tempo que Lula defende só o que é dele.


A preocupação é com o desgaste político que pode afetar ainda mais o governo Dilma e contaminar candidaturas que já estão nas ruas. O caso já complicou bastante a candidatura ao governo do Paraná da mulher do ministro Paulo Bernardo, Gleisi Hoffmann. Vargas era o homem forte da sua pré-campanha. E ficou muito difícil andar com o deputado do lado. Então, ninguém vai defendê-lo em ano eleitoral complicadíssimo como esse. Sua renúncia é só uma questão de tempo, que os maiorais do partido esperam que seja o mais curto possível.


Essa fala de hoje do Lula acabou com qualquer chance de Vargas ter guarida no partido para sua defesa. O ex-presidente já tem um amplo histórico de falta de escrúpulos para abandonar os amigos que se tornam um peso para ele e o partido, mas neste caso ele foi particularmente cruel. O recado dado em conversa com os blogueiros a serviço do governo é pra largar de vez o deputado.


O PT não quer ter de responder perguntas muito simples, porém muito incômodas, como por exemplo sobre a influência determinante de Vargas em áreas sensíveis do governo como o Ministério da Saúde. Alguém acha possível que possa sido coisa só do deputado a interferência num contrato de altíssimo valor entre o ministério da Saúde e a empresa Labogen? Só esse negócio era de R$ 150 milhões. O Palácio do Planalto não fica sabendo de uma negociação deste valor ou ao menos a Casa Civil não dá uma conferida para ver se pelo menos a empresa que vai prestar o serviço existe de fato?


O PT precisa se livrar rápido de Vargas porque ele esquenta a pauta de maracutaias. Além do que, muita coisa ainda pode vir por aí. Com certeza seus companheiros do PT sabem muito bem o tamanho da bronca e Lula deve ter uma ampla visão dos riscos que o levou a largar mais um aliado na estrada. Agora o ex-presidente procura mostrar um distanciamento, mas faz tempo que ele também é amigo de Vargas, que já era deputado federal durante seu governo e está ao seu lado desde antes da sua primeira eleição para presidente. É uma amizade tão antiga quanto a de 20 anos que o petista tem com o doleiro.
.....................
Por José Pires



___________________

Imagem - Lula e o amigo André Vargas numa foto de bastidores feita no mês passado, poucos dias antes de estourar o escândalo. Sinta a intimidade entre o ex-presidente e o deputado amigo do doleiro preso.

Nenhum comentário: