terça-feira, 20 de março de 2018

Lula e seu medo de morrer como um idiota

O jornal O Globo informa em matéria nesta segunda-feira que Lula está muito abalado. A informação veio de uma fonte anônima. Um de seus aliados, segundo o jornal. Conforme repassou este aliado, o ex-presidente diz que "não vai aceitar a tornozeleira eletrônica". Ainda segundo esta fonte, "o presidente já está se encaminhando para a última fase da vida dele, não quer morrer como um idiota”.

Faz sentido o temor de Lula. Mas esta preocupação chegou tarde. Ele já é o maior idiota da política brasileira. E na explicação disso vale recordar o chavão repetido por ele. Nunca houve neste país um político com a facilidade que Lula teve para passar para a história com glórias que o elevariam à alturas dificilmente alcançadas por outra personalidade brasileira contemporânea. E é verdade também que para isso ele foi beneficiado pela maior tolerância que já houve com qualquer outro político neste país. Acho que em medida parecida só o ex-presidente José Sarney foi tão beneficiado em suas falcatruas e na incompetência por este caráter permissivo dos brasileiros. No entanto, sendo melhor melhor profissional da desfaçatez, Sarney saiu-se melhor que Lula.

As realizações de Lula são todas uma fraude. Pense um pouco sobre o período de 13 anos de seu comando do ciclo petista de poder. Não existe nenhuma política pública estabelecida pelo PT. Nada existe que seja de fato uma transformação no aspecto político e administrativo. Nem nos temas históricos do partido, como reforma agrária, direitos humanos, educação, distribuição de renda, acesso à saúde. Nada plantou também nas relações externas que não tenha resultado no maior desastre.

Nada vai ficar de marca positiva do partido do Lula. Nem o Bolsa Família pode ser visto como algo de chancela petista. E disso já se falou bastante, com todas as provas de que é apenas um ajuntamento de programas de ajuda aos mais pobres criadas em governos passados, inclusive o programa mais importante, que veio do governo de Cristovam Buarque, no Distrito Federal, depois uma das figuras mais sacrificadas pela maledicência petista.

>De sua lavra e de seu partido, Lula não fez nada que preste. No poder, o ex-presidente e seu partido repetiram o que já podia ser visto em prefeituras e governos estaduais em lugares em que o PT ganhou eleição antes de alcançar a Presidência da República. O partido teve sempre o grave defeito de começar tudo com um grande arroubo, com os companheiros às vezes envolvidos em histeria política, perdendo-se depois na pouca eficiência dos projetos e na condução prática muito precária. Foi exatamente desse jeito que se comportaram no Governo Federal.

Porém, mesmo com esta precariedade Lula estava destinado a se dar bem. Ele poderia contar com a impressionante tolerância da sociedade brasileira, condescendente ao extremo com os políticos e ainda mais com Lula, que veio aproveitando-se disso desde sua fase de sindicalista, até ser eleito presidente. Já era possível notar sua incapacidade no discurso tosco do líder sindical, mas todo mundo fez que não estava ouvindo. Os brasileiros foram como sempre menosprezando qualquer um que fazia esta avaliação mais rigorosa. Por seu lado, Lula foi ganhando as pessoas com a esperteza adquirida no sindicalismo, onde aprendeu a parecer o cara que oferece a chance das maiores conquistas com o mínimo esforço.

Bem, deu no que deu e agora o Brasil precisa ganhar tempo para tentar dar a volta por cima de tamanha tragédia. É preciso mandar Lula para a cadeia. E sem dúvida, mais cedo ou mais tarde é para lá que ele vai, mesmo que por enquanto seja salvo por manobras de ministros indecentes do STF. Existem também outros processos. E mesmo este dos quase 13 anos de cadeia já determinados em segunda instância, mesmo que ele dê uma paradinha no STF, obrigatoriamente terá que seguir para o STJ, onde a condenação será novamente acatada. De qualquer forma, Lula irá para a cadeia. E se for decidido o uso de tornozeleira eletrônica, como qualquer um ele terá que oferecer a perna para a autoridade aplicar o aparelho. Mas não é por isso que Lula "morrerá como idiota". O desmonte causado por ele mesmo de sua glória já fez dele há muito tempo um idiota.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: