terça-feira, 20 de março de 2018

Lula, o persona non grata

A caravana de Lula pelo Sul do país é o fiasco que já era esperado. O número de seguidores é pequeno, efeito da própria precariedade política de Lula, que além disso cercou-se de um grupo sem a mínima capacidade de articulação, com dificuldade séria de avaliação da conjuntura atual. No popular, falta-lhes até o simples semancol, que permite evitar vexames. Neste ponto, era óbvio que a caravana não podia dar certo, mas agora a impopularidade começa a desenvolver fatos novos, como os protestos ocorridos em Bagé, quando manifestantes deixaram muito claro seu desagrado com a presença de Lula na cidade.

Só uma equipe de incompetentes, liderada por um inepto, poderia acreditar que teriam sucesso de público e seriam bem acolhidos em uma parte do país onde o PT está aos frangalhos. No Rio Grande do Sul o partido do Lula perdeu até a reeleição para o governo estadual. O governador escorraçado pelo eleitor gaúcho foi Tarso Genro, que por sinal não tem comparecido a nenhum do evento de apoio ao chefão petista condenado a quase 13 anos de prisão.

É muito fácil obter um diagnóstico da condição do PT nos estados do Sul. O próprio Lula poderia avaliar de forma simples os maus sintomas, sem a necessidade de muita leitura, que todo mundo sabe que ele detesta. É só pegar o mapa de votação do partido nas últimas eleições, incluindo Dilma Rousseff e aproveitando para uma análise do prestígio eleitoral da presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, em seu próprio estado. Ela tentou ser governadora do Paraná em 2014. Teve apenas 800 mil votos. Dilma nunca ganhou eleição em Santa Catarina e no Paraná. Sempre perdeu também no Rio Grande do Sul. Sofreu derrotas em 2010 e em 2014. Com esse quadro, nem um milagre político poderia fazer o partido ter a simpatia da população, ainda mais agora, que está bastante claro o caráter corrupto do partido do Lula.

Nos últimos meses, cada vez que Lula faz um movimento para tentar ganhar força política, ele obtém o efeito contrário. Eu estou gostando do trabalho. Como era mesmo necessário desmontar a fraude que é esse mito político, ainda melhor que o desmascaramento seja por ele próprio. Com a sacada da caravana política pelo Sul do país, surgiu inclusive essa excelente novidade, com os cidadão de Bagé deixando claro que ali não é bem-vindo o corrupto condenado que arrasou com a moralidade e a economia do país. É evidente que o repúdio deve se generalizar, com os petistas sendo escorraçados de outros lugares. É o que vai acontecer pelo voto nas eleições deste ano. Mas se Lula e seus companheiros insistirem, o repúdio pode também ser demonstrado nas ruas, de viva voz pelos brasileiros indignados.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: