quinta-feira, 8 de março de 2018

No bate-cabeças da esquerda, o MST invade um jornal


O MST invadiu nesta quinta-feira o parque gráfico do jornal O Globo, no Rio de Janeiro. Armados de facões, os invasores picharam o local, estragaram móveis e atearam fogo a pneus. Eles chegaram em dez ônibus e por causa da quantidade de pessoas os seguranças da empresa não impediram a invasão. Pois aí está: numa época como essa, em que se atira para todo lado, lá vem de novo a esquerda dando tiro no próprio pé. Francamente, não é fácil descobrir um resultado favorável numa ação tola como esta, que dá perda total para a esquerda, em qualquer ângulo que se avalie a ação.

Em uma avaliação sensata sobre o que afinal essa esquerda anda querendo com desatinos desse tipo é impossível achar qualquer benefício político. Nas consequências locais ou na repercussão internacional, o prejuízo é certo. Até para os planos do ex-presidente Lula um negócio desses neste momento não só não ajuda como atrapalha bastante. Temeroso de sua prisão, ele vem tentando se fazer de vítima. Ora, o papel não combina de jeito nenhum com um ataque violento a um jornal.

A única justificativa do violento ato seria se ele fosse uma etapa da tomada de poder pelo MST, que já estaria no ponto exato de detonar sua revolução camponesa. Estou fazendo piada, é claro. Para isso, o chamado "Exército do Stédile" teria de ser real e não apenas mais uma bravata do Lula, como acontece de fato.

A armação dessa bagunça é de resultado tão desastroso que cabe especular sobre o comando da coisa. Se houve uma articulação do conjunto das forças de esquerda, em reuniões de planejamento antes do MST ir pro pau, então estão todos doidinhos de pedra. Em ano de eleição isso é rejeição na certa. A ação foi tão estúpida que acho até que seria o caso do deputado Jair Bolsonaro lançar nota de agradecimento. Ficou perfeita a coordenação entre a festa da sua entrada no PSL ontem e a violência esquerdista de hoje contra o jornal.

Falando nisso, na invasão de O Globo o MST pode ter passado uma mensagem contrária ao interesse da esquerda, demonstrando para a população com uma didática muito simples e prática, principalmente para quem tem menos de 40 anos, as razões do golpe militar de 1964. Foi este espírito esquerdista oportunista e arruaceiro que em grande parte estimulou os militares a derrubar João Goulart. Sorte da nossa democracia que embora a esquerda não tenha mudado, o mesmo não ocorreu nas condições políticas do país e do mundo, que sofreram grandes transformações.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: