quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

José Dirceu confessa crimes

Umas das cenas mais marcantes do documentário, Entreatos, dirigido por João Moreira Salles, é o momento em que, no início de uma reunião, José Dirceu (então deputado e presidente nacional do PT) mostra sua contrariedade com a equipe de filmagem que estava no local. A equipe dirigida por Salles acompanhava a campanha de Lula em sua primeira eleição com autorização do candidato presidencial, mas mesmo avisado disso Dirceu continuou não gostando da coisa.

Hoje, passado alguns anos, com Dirceu já cassado por falta de decoro e réu por formação de quadrilha e corrupção ativa perante o Supremo Tribunal Federal (STF), dá para entender a sua precaução.

Naquele final de 2002 José Dirceu já tinha bastante experiência para saber que só haveria vantagem em abrir a intimidade de uma campanha eleitoral se eles, Lula, os petistas e ele próprio, fossem políticos progressistas autênticos e não o engodo que foi desmascarado logo depois.

Mas José Dirceu acabou fazendo nesses últimos meses exatamente aquilo que procurou impedir há cerca de cinco anos atrás. Ele permitiu que a repórter Daniela Pinheiro, da revista Piauí (propriedade do mesmo Salles, ô grude!), o acompanhasse numa viagem de 6 dias por três países. A reportagem, publicada em 12 páginas da revista que hoje chega às bancas de São Paulo, dá um bom material para a Procuradoria-Geral da República e para a oposição. Nela, Dirceu revela, de própria voz, métodos escusos usados pelo PT para se fortalecer e manter-se no poder. Leia um trecho, que extraí do blog E Você Com Isso, de Marcelo Soares, que teve a presteza de copiar da revista e postar ontem no final da noite.

"[Dirceu]Disse que a construção da sede do PT, em Porto Alegre, 'foi feita só com dinheiro de caixa dois. Era com mala de dinheiro'. Lembrou que quando foi feita a denúncia, que atingia em cheio o governo de Olívio Dutra, 'a gente estava com eles, não os abandonamos em nenhum minuto'.

(Sobre as críticas de outras correntes do PT em relação ao mensalão) " 'Esse pessoal é assim. Chegava para o Delúbio e falava: 'Delúbio, preciso de 1 milhão'. Como é que alguém vai arrumar esse dinheiro assim, de uma hora para outra?', disse, referindo-se ao ex-tesoureiro do partido sob a acusação de ter montado o esquema irregular de financiamento de campanha. 'Aí, quando não recebiam o dinheiro, diziam que estavam sendo preteridos porque eram de uma outra corrente, de uma outra ala, que a direção era autoritária. O pobre do Delúbio tinha que ir aos empresários conseguir doações. Aí, estoura o mensalão e esse pessoal vem dizer que o Delúbio era o homem da mala. O que não dizem é que a mala era para eles'."

Neste trecho, José Dirceu praticamente confessa crimes praticados pelo PT e coloca seus correligionários gaúchos numa situação complicada. Provavelmente ele vai desmentir, dizer que a repórter anotou errado, que é uma campanha contra ele e o PT, mas agora é tarde. Já abriu o bico.

Seis dias com uma repórter, em viagem pelo exterior? Ora, ora, e depois dizem que macaco velho não põe a mão em cumbuca.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: