quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

A saúde do ditador cubano

Parece até um desmentido. Depois do presidente Lula, em viagem a Cuba, ter dito que Fidel Castro, de 81 anos, está com uma “saúde formidável” e pronto “para retomar seu papel político histórico no mundo globalizado e na humanidade”, o ditador cubano escreveu um artigo no Granma reconhecendo que tem sérias limitações de saúde.

No jornal ele tem um espaço pessoal, onde escreve numa coluna chamada “Reflexões do presidente Fidel Castro”. Parece dono de jornal do interior, imagem que não fica longe do que é hoje a imprensa cubana.

Nunca se sabe exatamente o que o falastrão Lula quer dizer com suas frases, já que algumas de suas afirmações não duram três dias, mas se Fidel estaria pronto para retomar um papel político, a única interpretação possível é que ele estaria pronto para reassumir − ou retomar − o poder.

Pois não está. E é o próprio Fidel que afirma isso, um dia depois do petista falar de sua “saúde formidável”. No Granma, ele escreveu o seguinte: “Não estou em condições físicas de falar diretamente com os cidadãos do município onde fui indicado para as eleições”. E mais uma fala de Lula fica desacreditada.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: