quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Ética? Põe no cartão da Igualdade

Por falar em ética, no caso dos cartões corporativos do governo Lula, que pagam até a cervejinha, e que estourou agora com certo atraso, o mais sintomático é que os gastos mais absurdos tenham sido feitos pela ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro.

A revista Veja fez um apanhado dos gastos da ministra em 2007. Vale a pena recordar, por isso fiz o resumo que publico abaixo. Mas lembrem que os números são do ano passado, antes da ministra ter seus gastos questionados.

E a gastança continua. Segundo dados do Portal da Transparência, Matilde Ribeiro já pagou este ano, com cartão corporativo, R$15 mil, sendo R$11,2 mil com o aluguel de carros. Mas vamos à farra do ano passado.
........................
POR José Pires


OS GASTOS DA MINISTRA DA IGUALDADE RACIAL 

126 000 reais em aluguel de carros
A maior parte dos gastos se refere a aluguel de veículos. Em 2007, a ministra gastou com isso 126.000 reais. Se decidisse alugar um Vectra, o veículo mais caro oferecido pela sua locadora habitual, a Localiza, ela gastaria 116.000 reais por ano. Então a Veja pergunta que tipo de carro a ministra aluga.

35 700 reais em hotéis e resorts
No ano passado, a ministra pagou 67 contas em hotéis – média de 5,5 contas por mês. Seu favorito é o confortável Pestana, um cinco-estrelas, na Praia de Copacabana. Ela esteve por lá 22 vezes no ano passado, ao custo total de 10.000 reais.

4 500 reais em bares, restaurantes e até padaria
No Rio de Janeiro, ela gosta do restaurante Nova Capela, famoso reduto da boemia carioca, e o bar Amarelinho, onde é servido o chope mais gelado da cidade. Em São Paulo, a ministra Matilde é assídua na padaria Bella Paulista, que fica aberta 24 horas por dia e é freqüentada pelos notívagos paulistanos.

460 reais em free shop
Questionada pela revista sobre este estranho gasto, a ministra disse que usou o cartão pago com dinheiro público "por engano" e que "o valor já foi ressarcido à União".
4 800 reais despesas diversas


171 500 reais no total

Nenhum comentário: