quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Política em família

Em seu blog na internet o jornalista Reinaldo Azevedo lembrou que um dos controladores da superoperadora que pode surgir com a fusão da Telemar com a Brasil Telecom é Sérgio Andrade, da Andrade Gutierrez. O outro é Carlos Jereissati, da La Fonte.

Sérgio Andrade é amigo pessoal de Lula que, aliás, tem laços firmes com a família Andrade Gutierrez desde que militava na oposição. Marília Andrade, prima de Sérgio Andrade e herdeira da construtora, era amicíssima de Lula antes dele ser presidente. Entre outros agrados, ela hospedou Lurian em seu apartamento em Paris na década de 90, logo depois dos fortes ataques de Collor a Lula e a fragorosa derrota do petista.

A Andrade Gutierrez foi também a maior doadora individual de recursos à campanha de reeleição de Lula em 2006. Deu para a campanha R$ 6,4 milhões, a metade de todo o volume doado pelas empreiteiras.

Essa forte relação é bastante reveladora de como imensas forças econômicas estabelecem vínculos com a política de tal forma que tornam impossível transformações de qualidade. No caso da construtora Andrade Gutierrez, até o acaso da vida ajudou. Enquanto a empresa seguia firme em suas relações com o regime militar e os governos civis que vieram a seguir, herdeiros seus estabeleciam pontes sentimentais com liderança petistas que depois viriam a ocupar o poder.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: