quinta-feira, 29 de maio de 2008

Assunto: e-mail das FARC

Ê computadorzinho cheio de informação esse que era de Raul Reys, o líder das FARC morto em março por forças do governo colombiano no Equador. Tem e-mail novo na parada. Agora é uma troca de mensagens de membros da guerrilha colombiana que revela que eles contavam com a proteção da cúpula do governo Lula.

O problema era a proteção jurídica ao padre Olivério Medina, representante das FARC no Brasil. Havia um pedido da Interpol pela captura dele e a solução para evitar a prisão seria o governo brasileiro conceder-lhe a condição de refugiado político.

No e-mail em posse do governo colombiano Olivério Medina diz o seguinte: “Os amigos daqui [do Brasil] me advertiram que deveria ficar atento, pois há uma comissão da Procuradoria que tem uma ordem de captura". Mas, conforme a mensagem, os mesmos “amigos” garantiram que ele não deveria se preocupar, pois "a cúpula do governo com apoio de Celso Amorim estavam a par. Eles não apoiariam uma captura por crimes políticos".

É claro que a chancelaria brasileira já desmentiu a participação do ministro Amorim no caso, mas o fato é que a suspeita já está colocada. Uma conspiração da imprensa não pode ser aventada, já que essa foi última a saber. E uma trama do governo Uribe contra o PT também está descartada, pois os documentos do computador de Reys foram autenticados pela Interpol.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: