terça-feira, 27 de maio de 2008

Octavio Frias de Oliveira? Não, não sei onde fica

O bom das homenagens que os políticos criam para puxar o saco de maiorais neste país é que as próprias obras se incumbem de colocar as coisas em seu devido lugar. E, quando isso não ocorre, o povo se encarrega disso.

Pode ser um apelido, que até apaga o nome original da obra. Paulo Maluf, quando era sabujo da ditadura militar, prefeito nomeado de São Paulo, pôs o nome de um dos ditadores de 64 em um viaduto que corta toda a cidade, o Minhocão. E alguém lembra do nome do milico homenageado? Nunca. Nem nós vamos citar aqui.

Mais recentemente, Roberto Marinho virou nome de avenida em São Paulo, mas para a bajulação os petistas usaram a antiga Águas Espraiadas, símbolo da corrupção malufista. Então o falecido dono da Rede Globo será lembrado para sempre como uma avenida onde rolou a corrupção.

Agora foi a vez de Octavio Frias de Oliveira, dono da Folha de S. Paulo, morto há pouco mais de um ano, virar nome de obra. Coisa do prefeito Kassab para amaciar o coração dos Frias. É uma “ponte estaiada”, o que parece muita coisa, mas é apenas uma ponte sustentada por cabos. É feia de doer.

Não faz nem um mês que a ponte foi inaugurada e já tem um apelido: Estilingão. Pronto, o dono da Folha virou Estilingão.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: