sexta-feira, 2 de maio de 2008

Caramujo africano já é afrobrasileiro


Há pelo menos uma década ouço falar do caramujo africano. Agora dizem os jornais que eles estão atacando todo o interior paulista. Na verdade já tomaram conta do sudeste do Brasil. Isso dá para ver. E a espécie já está presente em 23 dos 26 estados brasileiros, além de ter sido detectada também no Distrito Federal. De africano, o bicho passou a afrobrasileiro.

É um dos muitos problemas nacionais que nasceram da esperteza do brasileiro. Foram trazidos sem nenhum controle ao Brasil para servir como alimento e não deu certo. Então os espertos jogaram os bichinhos fora e eles agora são um grave problema ecológico, atacando plantações e reservas ambientais.

E eles comem bastante, um motivo, aliás, para que os criadores abandonassem a idéia de fazer fortuna fácil com eles. Pesquisadores dizem que a espécie foi introduzida no Brasil em uma feira agropecuária que aconteceu na década de 80, no Paraná. É um molusco enorme e com uma concha bonita, já vi muitos deles do tamanho de um mouse desse que você tem ao seu lado, mas isso se o seu mouse for um daqueles antigos, bem grandes. Isso deve ter levado muita gente a pensar em ficar rico como um fazendeiro apenas criando em casa um caramujo que dá quase um bife.

O bicho não tem predador natural e não existe veneno que o mate sem prejudicar seres humanos ou as plantas. Além disso, sua capacidade de reprodução é fantástica: pesquisadores registraram em junho de 2002 a presença do caramujo em oito municípios do Rio de Janeiro; cinco meses mais tarde já eram 16 municípios. Em junho de 2006, havia registros em 57 dos 92 municípios do Rio.

Outro problema é que o caramujo também pode transmitir doenças. Ele se contamina pela urina do rato e pode transmitir doenças do intestino. Segundo o que li, já foi descoberto neles um parasita que pode provocar a meningite.

E essa ameaça está aí se reproduzindo e tomando conta do Brasil. E o brasileiro só vai prestar atenção quando os prejuízos forem muito altos ou quando começar a morrer gente contaminada.

E por que não se faz nada antes que aconteça algo pior? Ora, a resposta é simples: a administração pública brasileira é mais lenta do que o caramujo.
..................
POR José Pires

3 comentários:

Anônimo disse...

E além disso tem a "bobageira" politicamente correta que impede . Quem apresentar um método para exterminar o tal caramujo vai ser acusado de RACISTA.

Mauricio Aquino disse...

sugiro a leitura urgente sobre o tema abaixo.
dúvidas, estou a disposição.

http://smtpilimitado.com/kennel/caracol1.pdf
http://smtpilimitado.com/kennel/caracol2.pdf
http://smtpilimitado.com/kennel/caracol3.pdf
http://smtpilimitado.com/kennel/caracol4.pdf

Mauricio Carneiro Aquino
Médico Veterinário / CRMV-AL 0234 / Brasil
Especialista em Docência para o Nível Superior
Mestrando em Ciências da Saúde
celular: (82) 9993-6386
veterinario@mauricioaquino.com
mauricio@kennelveterinaria.com
projeto@caramujoafricano.com
skype => veterinariomauricio
MSN => mauricio_aquino@hotmail.com
Moderador da www.UnivetAmericaLatina.com
Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4780142H4

mauricio aquino disse...

visitem www.CaramujoAfricano.com e percam o medo do caracol africano.