quarta-feira, 14 de maio de 2008

Sai Marina Silva, a meia ministra

A demissão da ministra Marina Silva é o último pontapé na bunda do ministério que entrou com Lula no governo. Sobrou alguém? Nada. Escândalos e clientelismo foram tirando um a um. Marina Silva surpreendeu: tem um aspecto frágil mas mostrou uma resistência impressionante para as humilhações que Lula inflinge aos que o cercam. Lula, para usar um jargão, digamos assim, ecológico, é mau como um picapau. E extremamente grosso na intimidade, é o que dizem. Marina Silva agüentou bem.

A saída da ministra nada significa. O ministério do Meio Ambiente, na verdade, é um meio ministério, assim como são os ministérios da Cultura e o da Tecnologia. E a posição da ministra nos meios ecológicos é péssima. É mal falada até no que seria sua base política, no Acre, entre seringalistas contemporâneos de seu aliado Chico Mendes, o líder assassinado. Sua viúva, Ilzamar Mendes, já disse que a memória do marido foi traída.

Temos um presidente beócio no assunto meio ambiente. Conhecimentos que tocam em questões essenciais até para a sobrevivência humana não interessam a Lula. Também pudera, todo mundo sabe que o presidente da República detesta questões rotineiras de administração como o estudo de documentos e a concentração na resolução dos problemas de governo.
Com tal personalidade tem mesmo que desviar desse assunto. Para se ocupar seriamente do meio ambiente, teria que se aprofundar, estudar muito, pois trata-se de um assunto complexo, principalmente na esfera do governo de um território tão estratégico do ponto de vista ecológico como o Brasil.

Para se ocupar do meio ambiente Lula teria que ler muito. Usar até os finais de semana para isso. E o que Lula quer da vida? É fácil: caipirinha logo na manhã de sábado, feijoada, o churrascão com música brega, a soneca no sofá embalado pelas bobagens do Faustão. Como é que o homem vai abandonar tudo isso para analisar o Protocolo de Kioto ou estudar as implicações sociais e ecológicas das barragens numa tarde de sábado? Nunquinha. E dá-lhe Bruno e Marroni. Ou talvez Marrone, preciso estudar melhor isso.

O governo Lula está na contramão da grandes preocupações globais. É omisso às vezes e noutras cúmplice das tragédias ecológicas criadas por aqui.

São Paulo sofre barbaridade com congestionamentos e poluição. Isso além do número enorme de mortos e causados pelo trânsito. São Paulo tem um prejuízo de R$ 33,5 bilhões por ano só por causa de congestionamentos. E o que Lula faz? Vive nas montadoras comemorando o aumento do número de carros fabricados.

Marina Silva já vai tarde. Até o “verniz” que dava ao ministério, a credibilidade a um governo fajuto na área do meio ambiente, até esse papel ela já não cumpria mais pois é uma figura desmoralizada internacionalmente.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: