sexta-feira, 23 de maio de 2008

Surfando no horror

Francis Ford Coppola filmou o livro e fez de Kurtz um enlouquecido coronel do exército norte-americano, um renegado que exerce uma insana ditadura pessoal em uma região do Camboja. O cineasta transportou a história para a sordidez da guerra que envolveu norte-americanos e vietcongs entre 1964 e 1975. Funciona bem. Mas a geografia do centro da África me parece melhor para caracterizar nossos medos internos.

No filme de Coppola, Marlow torna-se o capitão Willard, na interpretação de um Martin Sheen ainda jovem. No trajeto que faz até a região dominada por Kurz, em missão oficial do exército dos Estados Unidos para matá-lo, Willard vai se encontrando com os traços da sua civilização sobre a região. Não falta nem Rolling Stones. É a mão do cineasta sobre o original de Conrad e também a parte mais forte do filme.

É nessa parte que Coppola cria uma das personagens mais fascinantes do cinema, numa interpretação absolutamente fascinante de Robert Duvall. De chapéu texano e cercado de um aparato mortífero, Duvall faz o comandante de um corpo de cavalaria que destrói com potentes helicópteros uma aldeia vietnamita para poder surfar em uma praia. Duvall está soberbo no papel.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: