sexta-feira, 1 de maio de 2009

Contra qualquer código

O uso da imagem de JK para desmerecer a ética e atacar a legislação de controle dos recursos públicos também não é novo. Em outra fala recente, o petista também citou a história do “aviãozinho” descendo em Brasília para condenar as leis ambientais.

E ministros de seu governo também atuam para eliminar leis que coíbem práticas corruptas e os impactos ambientais das grandes obras. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes atualmente faz um trabalho por todo país pela derrubada do Código Florestal que, entre outras coisas, defende as matas ciliares e condena as queimadas.

Stephanes tem corrido o interior brasileiro, participando de feiras agropecuárias, congressos, reuniões, usando esses e outros espaços para atacar com agressividade o código. Faz isso na qualidade de ministro, usando a estrutura pública, o que deixa claro que é uma atividade concatenada com o que tem feito o próprio presidente da República.
O tom é o mesmo. Lula diz que a fiscalização e as leis emperram as obras, já o ministro apela para o alarmismo na sua àrea. Na inauguração de uma feira agropecuária em Londrina, no Paraná, o ministro ele disse que “vai faltar alimento no país caso não sejam revistas as leis ambientais”.
E ambos avançam serelepes na contramão das atuais preocupações internacionais com a corrupção e o meio ambiente, duas questões essenciais da atualidade.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: