quinta-feira, 14 de maio de 2009

É hora de mudar

Eis que surge, enfim, uma boa idéia para a solução dos incontáveis problemas brasileiros. No Maranhão, o prefeito de Marajá do Sena (será alguma homenagem ao Sarney?), planeja mudar metade do município de lugar.

A cidade inteira ficou debaixo d’água com as chuvas que caem sem parar no Nordeste. Então o prefeito quer abandonar os imóveis alagados e construir novas edificações em outro lugar, em terreno mais elevado, é claro.

Este é o cara. Que idéia. Manoel Edivan Oliveira da Costa, do PMN, explicou para a Folha de S. Paulo sua sacada político-administrativa: "O pessoal construiu a cidade no local errado, em um vale que sempre alaga. A solução é mudar o centro administrativo e as casas para 3 km daqui, lá em cima do vale".

O revolucionário projeto esbarra, ou bate de frente, com o custo. Claro, isso sempre acontece. Eu mesmo sempre pensei em mudar todos os meus vizinhos para o outro lado da cidade para acabar com as aporrinhações dos ruídos de todos eles. Acredito até que todos aceitariam de bom grado. O outro lado da cidade é melhor e ser meu vizinho também não é nenhuma grande vantagem. Mas e o custo deste ousado projeto?

Mas voltemos ao prefeito do estado do marajá Sarney. A idéia dele custa uma grana alta. Ele estima que ficará em R$ 10 milhões, mas é bom triplicar o número, pois, na hora de projetar, máquina de calcular de político costuma tirar muitos zeros à direita.

Por sinal, o custo avaliado por ele é quase três vezes mais o valor repassado pela União ao município no ano passado pelo Fundo de Participação dos Municípios. E toda Marajá do Sena vive, ou sobrevive, é com esse dinheiro.

É mais uma excelente idéia que vai para a gaveta. Mas mesmo não sendo executada, é algo pra se pensar. E é bom os técnicos já irem estudando para onde mudaremos São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, e tantas outras cidades. Se uma parte de Marajá do Sena tem que ser transferida de local, também cada grande cidade brasileira tem sua metade construída no lugar errado.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: