segunda-feira, 4 de maio de 2009

Um dia muito especial

O presidente Lula fala, fala, fala. E já está se repetindo. Foi no sábado, saindo da inauguração de um hospital, no Rio, tentando minimizar a farra das passagens aéreas no Congresso Nacional que ele fez uma promessa jocosa, bem no estilo de seu governo.

“Ainda vou criar o “Dia da Hipocrisia”, ele prometeu tentando fazer piada com coisa séria e, como sempre, usando erradamente a linguagem. Ora, ele pode acusar de hipocrisia quem fez uso do privilégio e posa de moralista.

Mas aí é problema dele com os deputados e senadores, especialmente os "300 picaretas" que ele atacou antes de subir ao poder e que são a sua base aliada.

Mas nem por isso a idéia do “Dia da Hipocrisia” deixa de ser boa. O problema é que o tal dia já está no rol das promessas que Lula não cumpre. É assunto repetido.

Em outubro do ano passado, na eleição para prefeito de Sâo Paulo, ele disse a mesma coisa ao lado da candidata Marta Suplicy. Tal como agora, Lula tentava então defender o indefensável. Protegia a petista das críticas por ela ter produzido e levado ao ar em sua campanha uma das propagandas políticas mais canalhas já feitas em eleições brasileiras, aquela das insinuações sobre a vida sexual de seu adversário, Gilberto Kassab, que acabou derrotando-a.

Lula fez então pela primeira vez a promessa de criar o "Dia da Hipocrisia". Imediatamente aqui neste blog não só apoiei a proposta como fiz a sugestão do dia que possibilitaria comemorar a data ainda naquele ano.

Minha proposta foi de comemorar a data em 27 de outubro. Se não for mais uma bravata do Lula é possível fazer isso ainda este ano.

E o que aconteceu em 27 de outubro para tornar esta data a ideal para o “Dia da Hipocrisia”? Foi o nascimento do Lula.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: