quarta-feira, 6 de maio de 2009

Lista fechada entre eles

A cúpula do Senado quer que sua própria polícia (a Polícia Legislativa... uma das melhores piadas prontas) investigue as supostas irregularidades no crédito consignado oferecido aos servidores. Claro que os senadores querem a Polícia Federal de fora dos assuntos da casa. Com a PF o risco de alguém sair algemado dali ainda existe. Já com a Polícia Legislativa (PL seria a sigla? Mas isso não é um partido político?), haja gaveta.

Nossos politicos estão mesmo com tudo. Polícia própria, cotas de passagens aéreas inclusive para esposas, namoradas, filhos, sobrinhos e terceiros, apartamento funcional, ajuda de custo pra tudo, plano de saúde para toda a vida e para toda a família... Uau, o que falta mais para não ter medo de ser feliz? Por enquanto eles só não tem o poder para eleger quem eles quiserem.

Eu disse "por enquanto" porque eles já estão dando um jeito nisso. Com a tal reforma política vão tentar enfiar goela abaixo do eleitor o voto em Lista Fechada. Isso nada mais é que voto indireto. O eleitor vota no partido e os caciques decidem quem vai para o Congresso Nacional.

Olhem bem quem domina hoje os partidos políticos brasileiros. Todos os partidos, sem exceção,estão nas mãos de caciques. Caciques de esquerda, caciques de direita, caciques de centro. São os mesmos de sempre, que determinam as alianças, mandam no horário eleitoral gratuito e fazem um rodízio no poder: de deputado federal para prefeito, depois deputado novamente, podendo ser até estadual, depois tentam o Senado ou um governo estadual, e assim por diante de forma interminável.

Mas de vez em quando os eleitores ainda conseguem tirar um vagabundo desses do poder. Só pelo voto, é claro, pois eles se arranjam entre eles e ajeitam um cargo com os colegas. Mas pelo voto não voltam mais ao poder.

Pois com a Lista Fechada o eleitor perde até este gostinho.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: