segunda-feira, 25 de maio de 2009

Se revelando

A América Latina atualmente sofre com o narcotráfico, inclusive com a interação das quadrilhas com o meio político por meio de milícias que dominam amplos territórios em capitais como o Rio de Janeiro, México, Caracas e tantas outras cidades do continente.

A situação é tão grave que hoje o narcotráfico coloca em risco a governabilidade até de um país do porte do México. Em outros, como o Brasil, esses grupos terroristas do cotidiano aproveitam a vista grossa que o governo faz a seus avanços para irem se instalando de um modo preocupante na vida brasileira.

Vamos a outros problemas? Sintetizemos então, pois a lista é longa. Saneamento básico, problemas ambientais, violência, dificuldades tecnológicas e científicas, problemas urbanos de toda variedade, e tantos problemas mais. Ah, tem também os problemas políticos, as dificuldades de estabelecer a democracia em vários países, a corrupção.

Bem, é tanta coisa para se preocupar e vem os presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Venezuela, Hugo Chávez, propor à União das Nações Sul-Americanas (Unasul) a criação de uma instância que defenda os governos locais dos abusos... da imprensa.

Isso mesmo: da imprensa.

Se alguém tem dúvida onde essa gente quer chegar, eles mesmo fazem questão de deixar claro.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: