quarta-feira, 13 de maio de 2009

Governo do menos ruim

Os ministros da área econômica do governo Lula não se entendem quanto ao estado real da nossa economia.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, pede para esperar. Isso mesmo. Ele é do, vou destacar, Pla-ne-ja-men-to, e manda o Brasil esperar. Para Bernardo “o importante é olharmos o que está acontecendo neste momento e o que vai acontecer nos próximos meses”.

Já o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse que o Brasil “já está em recessão técnica”.

Paulo Bernardo faz política, tenta enrolar os jornalistas embaralhando dados que fazem parte dos questionamentos, enfim, traz política onde deveria prevalecer a técnica, e na falação acaba criando termos interessantes. Vejam este: "Se olharmos todos os setores, veremos que os dados estão menos ruins que os da indústria".

Gostei. É bem singelo: é menos ruim comer giló do que comer pimenta. “Menos ruim” é a cara do governo Lula. Para defender sei lá o quê, Bernardo afirma por vias tortas que a situação da indústria é péssima. Ou mais ruim.

Já o ministro Miguel Jorge prefere ir ao pé da letra. Vejam o que ele disse ao jornal O Estado de S. Paulo: "Tivemos uma queda da produção industrial no último trimestre (de 2008) e uma queda de produção industrial neste primeiro trimestre de 2009 e todos os livros técnicos dizem que uma queda em dois trimestres seguidos é uma recessão técnica. Não temos como fugir disso".

O ministro Miguel Jorge precisa emprestar um desse livros pro ministro Paulo Bernardo. Pode ajudar bastante no, vamos lá, de novo, pla-ne-ja-men-to.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: